Pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador, a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo foi a antecipação para esta quarta-feira. A cerimônia que abriu oficialmente a folia momesca foi realizada pelo prefeito ACM Neto (DEM), às 18h30, na Praça Municipal, no Centro Histórico.

Antes, um grande cortejo foi realizado com saída da Praça Castro Alves, a partir das 18h, em direção ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho, com parada na Praça Municipal para a entrega das chaves pelo prefeito. O cortejo foi uma retrospectiva do Carnaval de Salvador, levando ao público representações que lembram as primeiras batucadas, passando pelas fanfarras e chegando ao trio elétrico.

Quem abriu o evento foi o músico Carlinhos Brown, a bordo da Caetanave. Acompanhando o Cacique do Candeal, a banda Lateral Elétrica agitou a avenida. Dentre as atrações estiveram também uma banda com 150 músicos fantasiados, baterias percussivas, grupos de mascarados e pierrots, o cantor Tierry em um microtrio, grupos de capoeira, Bonecões do Pelourinho, orquestra de pandeiros e o cantor Saulo Fernandes em cima do trio elétrico.

Confira a grade de atrações:

Carlinhos Brown e Banda Lateral Elétrica / Bandão Fred Dantas / Ala de Baianas / Grupo João de Barros / Quabales
Pierrôts de Plataforma / Ganhadeiras de Itapuã / Olodum / Bonecões / Wilson Café e os Tambores / Mutantes / Fred Menendez e o Rixô Elétrico / Microtrio de Ivan Huol / Thierry em um mini trio / Banda Didá / Saulo Fernandes com um trio elétrico