A coluna Satélite do Correio*, assinada por Jairo Júnior com Luan Santos, traz na edição deste domingo (10) do jornal impresso que o número de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) começou a cair após o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Angêlo Coronel (PSD), ameaçar extingui-lo. Segundo análise feita pela coluna, nas últimas duas semanas a taxa de reprovação chegou a cerca de 56%, índice que passou dos 60% antes das críticas de Coronel.

De acordo com a publicação, nesse período foram julgadas 71 contas referentes a 2016, sendo que 31 foram aprovadas e 40 rejeitadas. Entre os dias 28 e 30 de novembro, aprovações e rejeições tiveram números iguais. Foram 32 casos analisados pelo TCM, sendo que metade teve aprovação dos conselheiros.

Há duas semanas, o presidente da Alba acusou o TCM de se “deliciar em rejeitar contas”. De olho em uma vaga ao Senado na chapa majoritária encabeçada por Rui Costa (PT) no ano que vem, a ideia de Coronel de extinguir o TCM é vista por muitos como uma atitude política a fim de captar votos de prefeitos.