O relator da reforma da Previdência na Câmara, o deputado Samuel Moreira, do PSDB paulista, prorrogou a apresentação do relatório para próxima quinta-feira (13).

A ideia inicial era apresentar o parecer da reforma até esta terça-feira (11), mas o deputado avaliou que é preciso mais dois dias para construir um acordo com os governadores.

Está prevista uma reunião com os governadores nesta terça-feira, em Brasília. Entre os pontos em discussão, está a inclusão – ou não – dos servidores de estados e municípios, no texto.

O relator Samuel Moreira ainda destacou que a proposta do regime de capitalização é um dos pontos em negociação.O regime de capitalização previsto no texto enviado pelo Executivo substitui o atual modelo de Previdência Solidária, quando os trabalhadores da ativa financiam os aposentados, pela capitalização, onde cada trabalhador mantém uma poupança própria que será usada como aposentadoria.

O relator Samuel Moreira revelou que está em construção mais uma opção de regra de transição e que o objetivo dele é manter uma economia prevista com a reforma, em torno de R$ 1 trilhão, pelos próximos dez anos.

A proposta original do governo prevê uma economia no período de mais de R$ 1,2 trilhão.