Canavieiras viveu uma grande festa neste final de ano com a realização do terceiro Réveillon da Reconstrução. A população e os turistas compareceram em peso à festa da virada, promovida na noite de quinta-feira, 31 de dezembro, para esperar o primeiro dia de 2016. O Réveillon da Reconstrução, realizado na Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, teve show pirotécnico e muita música, com a grande confraternização animada pelas bandas Maria Bretheira, Selva Branca, Pra ti Querer e Trivelada.

Antes mesmos da apresentação das bandas no trio elétrico, os presentes ao Réveillon já contavam com a animação de música eletrônica, que ficou a cargo de Tony DJ. A animação também tomou conta nas cabanas de praia, que contrataram músicos, a exemplo do Restaurante Alegria de Viver, com Altair Chachá, com um repertório especial.

A Polícia Militar montou um esquema especial para garantir a segurança do evento. Os policiais atuaram sobretudo evitando os congestionamentos no acesso à praia, além de realizar blitz simultâneas nos pontos mais movimentados da cidade. “Durante o nosso planejamento de segurança, consideramos que este ano a cidade receberia um número ainda maior de turistas, tendo em vista a grande procura por acomodações. Por isso, tivemos a presença dos soldados trabalhando de forma ostensiva e preventiva”, explicou o Capitão Almeida.

A Guarda Civil Municipal também elaborou um plano de segurança para as festas de final de ano, especialmente as que compreendem o Réveillon e o Projeto Verão, no Sítio Histórico. Segundo o Comandante Batista, a Guarda, além do trabalho de rotina, de proteção ao patrimônio Público, também deu apoio à Polícia Militar na orientação do trânsito, segurança, rondas no hospital, praças públicas, sítio histórico, dentre outros locais.

Para o Comandante Batista, a estratégia de segurança montada foi considerada bastante positiva, haja vista a tranquilidade que se verificou em todos os locais. “Não anotamos qualquer registro de ocorrência e pelo que verificamos, a atuação da PM foi bastante eficaz para conter os ânimos mais exaltados. Foi realmente o Réveillon da Paz”, concluiu o Comandante.

Para o proprietário da Cabana Alegria de Viver, Carlos Lima, este foi o melhor Réveillon dos últimos anos, em termos de público e infraestrutura. “Embora a cidade estivesse lotada, ninguém reclamou dos serviços. Os turistas que chegaram na minha cabana – em sua maioria, mineiros – estavam encantados com a cidade: limpa, bem iluminada e com inúmeras opções de lazer para todas as idades”, disse o empresário.

Segundo o prefeito Almir Melo, a festa transcorreu de forma tranquila, num clima de alegria e paz, onde os canavieirenses exerceram sua cidadania, recebendo os visitantes de braços abertos. “A cidade estava cheia, as praias lotadas. Hoje, a população percebe que Canavieiras finalmente encontrou o caminho do desenvolvimento. Por isso, mesmo com todas as dificuldades, realizamos os festejos, pois temos consciência da nossa responsabilidade com o comércio, a população e os turistas que sempre nos prestigiam. Estamos todos muito satisfeitos com o resultado”, justificou o prefeito.

Projeto Verão – As mais diversas linguagens culturais, como música, dança, capoeira e outras manifestações populares, mais uma vez estão presentes no Projeto Verão, realizado no Sítio Histórico de Canavieiras nas noites de sexta-feira, sábado e domingo. A abertura foi nesta sexta-feira (1º), com apresentações da Lyra do Comércio, Dança do Ventre e do Fogo e a cantora Iara Silva, cantando os grandes sucessos da atualidade.

No sábado (2), foi a vez da Capoeira do Mestre Galego, aula de zumba com o professor de dança Elion Teles e o pagode de Altair José. E para finalizar o movimentado final de semana, no domingo (03), Grupo de Dança Swing Ceob – Hagajoi, do professor Joaldo, e Dúda Ribeiro, entoando os grandes sucessos da MPB.

Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, os canavieirenses e turistas irão desfrutar de uma temporada de verão com muito sol, festa e alegria. “Quem vir a Canavieiras poderá, ainda desfrutar de todas as belezas de nossa cidade, de uma riquíssima gastronomia e da alegria de nossa gente”, concluiu o prefeito.

 

(04-01-16)