Quinze homicídios e 12 tentativas de homicídio em apenas dois dias. Estes foram os números da violência registrados em Salvador e região metropolitana durante o último fim de semana. Além da quantidade de crimes, a forma como eles ocorreram também chocaram os moradores das regiões afetadas.

Na noite de sábado, 25, no bairro de Nova Brasília de Valéria, na capital baiana, uma chacina vitimou quatro homens – entre eles o sargento da Polícia Militar (PM) Osvaldo Costa C. Filho, de 49 anos – e deixou uma criança baleada.

Segundo a PM, o sargento comemorava o aniversário de um amigo em um bar do Conjunto Habitacional Jardim Valéria I, quando quatro homens chegaram ao local e ameaçaram de morte seu filho, Railander da Silva Conceição, de 24 anos.

O policial teria tomado a frente do jovem e foi baleado pelos criminosos. Em seguida, eles atiraram em Railander, Robson Alves Santos, de 21 anos, e Murilo dos Santos Santana, de 28. Railander e Robson morreram no local.

Já Murilo e Osvaldo foram levados para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram. Uma menina de 6 anos também foi baleada na perna e levada para a mesma unidade, e não corre risco de morte.

Já na madrugada de domingo, 26, por volta de 1h, outras sete pessoas foram baleadas – uma delas morreu – em frente a um bar na localidade de Portão, na Estrada do Coco, no município de Lauro de Freitas.

De acordo com informações da PM, quatro homens encapuzados e armados com metralhadoras e pistolas chegaram ao local em um carro modelo Gol, de cor prata, e dispararam contra as vítimas.

Samuel Pereira Silva, de 29 anos, que era morador da região, chegou a ser socorrido para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Janderson de Jesus Ferreira, de 20 anos, Cássio Santos Ferreira, de 21, e outros dois adolescentes de 14 e 15 anos foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE). Outras duas pessoas também baleadas fugiram do local.

Além destes dois casos, também foram registrados homicídios nos bairros de São Cristóvão, Liberdade, Uruguai, Mata Escura, Valéria e Saramandaia e nos municípios de Camaçari, Dias D’Ávila e São Sebastião do Passé, além de outro crime em Lauro de Freitas.

Já as tentativas de homicídio ocorreram na Boca do Rio, IAPI, Paripe, Valéria, Saramandaia e em São Sebastião do Passé.

Outro caso na Bahia

As situações de violência também foram registradas em outros municípios baianos, como em Santa Cruz Cabrália, a 734 km de Salvador, quando seis homens foram mortos durante uma operação policial realizada na manhã de domingo.

Entre os mortos está um homem conhecido como “Mavinho”, um dos suspeitos do assalto que resultou na morte de um policial militar em São José da Vitória (a 475 quilômetros da capital) e outro identificado como Thiago, de acordo com o site Radar 64.

Segundo a polícia, as vítimas faziam parte da facção criminosa MPA, responsável pelo tráfico de drogas, homicídios e outros crimes na região do município de Porto Seguro. Ainda segundo o site, os policiais apreenderam um fuzil AK-47, pistolas, revólver e coletes à prova de bala.