No próximo dia 15 de agosto será realizada no estúdio Movimento Funcional, no Shopping Costa Azul, em Salvador (Ba), a qualificatória etapa Bahia de kettlebell Sport da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting (F.B.K.L), No evento, os atletas baianos receberão orientação de técnica e ajuste estratégico e terão a oportunidade de competir e testarem sua evolução no esporte antes do Campeonato Brasileiro da modalidade.

A competição será realizada  coordenado pela professora de Educação Física Priscila Beck, e contará ainda com a presença do presidente da Federação Brasileira de Kettlebell, João Rosário, que será árbitro das provas. Rosário também é técnico de atletas já premiadas no esporte e campeãs latino-americanas e americanas na prova Long Cycle em 2014.

O esporte, que surgiu originalmente na Rússia, consiste em movimentar o kettlebell com uma técnica e tempo específico, vem conquistando adeptos no Brasil, que já conta com calendário de competições e ranking dos atletas. Um exemplo da eficiência do esporte é a atleta Priscila Beck. Após romper os ligamentos do joelho e ter uma recuperação muito rápida utilizando exercícios com o kettlebell, Priscila – que já inseria a ferramenta nos treinos de seus alunos – decidiu competir tornando-se atleta de kettlebell e é uma grande promotora desse esporte.

A qualificatória terá quatro provas divididas por peso corporal e do kettlebell, idade e sexo: Snatch (5 e 10 min), Long Cycle (5 e 10 min) e Biathlon (junção do jerk + snatch), 10 min. Em 25 de julho foi realizado a qualificatória etapa São Paulo no Espaço Funcional Mônica Pimenta em São Paulo, e Priscila Beck representou a Bahia competindo nas provas Snatch e Long Cycle, destacando-se no Snatch. Segundo João Rosário, foi a primeira vez em competições no Brasil que um atleta completou a prova snatch 10 minutos e ela executou 183 repetições, adquirindo experiência para a competição na Bahia.

F.B.K.L – A Federação Brasileira de Kettebell Sport fundada em fevereiro de 2014, em São Paulo, tem o objetivo de divulgar o kettelbell ou girevoy esporte e organizar campeonatos no país, bem como apoiar os times e atletas além de promover treinamentos e certificações. Em 19 de setembro realiza o 2º Campeonato Brasileiro da modalidade no país na Crossfit Brasil, em São Paulo e esse ano decidiu realizar qualificatória antes para preparar os atletas para a competição.

João Rosário informa que já esteve em Salvador ministrando cursos e tem grande expectativa de ver surgir um talento no kettlebell sport nessa qualificatória. Em 25 de julho foi realizado a qualificatória etapa São Paulo no Espaço Funcional Mônica Pimenta em São Paulo e marcas importantes foram alcançadas. Em campeonatos profissionais da modalidade os homens utilizam 2 kettlebells de 32 kg no Long Cycle e, apesar de ser um esporte novo no Brasil, pela primeira vez o atleta Eduardo Scavone competiu com 28 kg no Long Cycle 5 min atingindo 40 repetições. Teve ainda recorde americano batido no Long Cycle 10 min feminino com kettlebell de 16 kg. A atleta catarinense Nicole Zaniz completou 113 repetições na prova, 1 repetição a mais do que Flávia Karolina, sua colega de treino, que em 2014 foi campeã nessa prova no campeonato American Kettlebell Alliance, em Nova Iorque.

Segundo João Rosário, o objetivo da F.B.K.L para esse ano é organizar mais campeonatos para fortalecer o esporte e promover competições menores também antes da principal, o 2º Campeonato Brasileiro de Kettlebell, em setembro. Ele explica que a Federação Brasileira de Kettebell Lifting é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção do Kettlebell Sport no Brasil através da organização de competições e capacitação específica (seminários e certificações) com profissionais qualificados e expoentes do kettlebell sport mundial.

Nesse sentido, vem promovendo cursos específicos e nos dias 5 e 6 de dezembro realiza a 1ª Certificação em Kettlebell Sport com o campeão mundial de kettlebell Denis Vasilev, em São Paulo. “Buscamos a qualificação constante promovendo cursos e certificações com os melhores atletas e treinadores da modalidade para aumentar o nível técnico dos atletas e treinadores do país.”

Em maio a Federação Brasileira trouxe ao Brasil pela primeira vez o atleta russo Denis Vasilev, pentacampeão mundial e sete vezes campeão russo e europeu de kettlebell na modalidade long cycle, para ministrar 2 dias do seminário Kettlebell Sport Skills.  “O seminário com o Denis deu uma importante contribuição para a melhora do nível técnico e das estratégias de treino dos atletas. Ele deixou claro sua disponibilidade em retornar ao Brasil para cursos futuros e para auxiliar no desenvolvimento desse esporte no país. Um apoio de peso”, analisa João Rosário. Ele enfatiza ainda a importância do apoio de patrocinadores ao esporte na promoção de campeonatos no país e no custeio de despesas de viagens dos atletas desse esporte, que já se destacam em campeonatos internacionais.