Na última segunda-feira, 13 de julho, o Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, o Secretário de Saúde Eric Ettinger, e Oto Matos, Controlador Geral do Município, lideraram uma Comissão de Saúde em visita ao Governo do Estado. Membros da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, como o atual Provedor, Dr. Almir Alexandrino do Nascimento, o Diretor Administrativo-Financeiro, André Wermann, e o Tesoureiro, Peter Deveris Lemos, integraram a comissão a Salvador, onde foram recebidos em audiência.

 

A comissão foi recebida na Secretaria de Saúde pelo atual Secretário, Dr. Fábio Vilas-Boas, com a participação ainda do Secretário Estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, e do Deputado Federal Antônio Brito.

 

Na ocasião, foram discutidos os valores contratualizados pelo Estado, visando e garantindo a manutenção e ampliação dos serviços prestados pela instituição. Para o Provedor da Santa Casa de Itabuna, o subfinanciamento do SUS, assunto amplamente discutido na imprensa já há algum tempo, vem prejudicando os hospitais. “Estamos em uma situação praticamente insustentável. A Santa Casa de Itabuna, mantenedora dos hospitais Calixto Midlej Filho, Hospital São Lucas e da Maternidade Manoel Novaes, vem enfrentando uma série de problemas para conseguir atender aos 123 municípios pactuados. As demandas são crescentes, e o déficit contratual com o município nos leva a precisar tomar medidas extremas”, sinalizou Dr. Almir.

 

Segundo o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Fábio Vilas-Boas, há um comprometimento da atual gestão em reavaliar o apoio técnico do contrato de serviços junto aos hospitais e instituições sérias como a Santa Casa, além da implementação mais ampla da Rede Cegonha em Itabuna.  Para tanto, uma comissão do Governo do Estado será enviada a Itabuna ainda no mês de julho. apoio técnico a reconstrução do contrato de serviços e a implementação mais ampla do rede cegonha em itabuna.