O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que integra o Departamento da Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, realizou, na última semana, atividades em diferentes comunidades de Ilhéus voltadas para o bem estar de gestantes, crianças e idosos.

Na última semana, o grupo de hipertensos e diabéticos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) III do bairro Teotônio Vilela assistiu à palestra sobre “Doenças respiratórias e suas conseqüências para os problemas cardíacos”. Com o objetivo de prevenir problemas futuros, o grupo de dor crônica do Vilela lll também recebeu orientações sobre acidente vascular cerebral (AVC), a exemplo dos sinais, sintomas, prevenção e tratamento.

Dando continuidade às atividades, o grupo de idosos da Esf dos bairros Barra e Alto da Conquista, além de assistir a palestra sobre a prevenção de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), realizaram a caminhada orientada seguida de alongamentos. Nas duas localidades, as atividades foram finalizadas com o grupo de Gestantes na Esf do bairro Basílio.

A coordenadora do setor de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, explica que além dos atendimentos tradicionais realizados nos postos de saúde de cada bairro, como aferição de pressão arterial distribuição de medicamentos, são oferecidas atividades voltadas aos diferentes públicos, como idosos, hipertensos, diabéticos. “Tratam-se de grupos que requerem atenção especial e, nas unidades de saúde, é oferecido esse tipo de serviço”.