A secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus tem realizado ensaios fotográficos para as gestantes do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz – e para usuárias referenciadas  nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Norte, Sul, Oeste, Vilela e Olivença, que atuam na cidade.

“Realizamos o acompanhamento das famílias em vulnerabilidade social no município e, diante dessa realidade, resolvemos disponibilizar gratuitamente o book fotográfico para as gestantes, através da equipe de comunicação da SDS. É importante guardar essa recordação já que é um momento único para toda a família, especialmente para as mulheres”, salienta o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.

Para participar, as gestantes devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e  procurar o  CRAS mais próximo da sua territorialidade.

Primeira Infância – O programa Primeira Infância acompanha gestantes e crianças, de zero a três anos, cadastradas no Bolsa Família e crianças de zero a seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visita domiciliar. Técnicos capacitados vão até às casas das famílias e orientam aos pais sobre as maneiras de estimular o desenvolvimento dos filhos.

Cras – É a porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social (Suas). É um local público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.