“Toque de Retalho” e “Toque Terapêutico”. Essas são as oficinas do Projeto Idosos, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos- (Creas/ Paefi), no Abrigo São Vicente de Paulo, situado na avenida Luiz Viana Filho, 736, Conquista.

As oficinas acontecem duas vezes ao mês e têm como objetivo fortalecer vínculos, promover a socialização, exercitar a memória operacional, semântica, a atenção seletiva, bem como o planejamento, organização e trabalhar a valorização dos idosos.

Soane Galvão, secretaria de Desenvolvimento Social, destaca que o projeto “visa trabalhar o bem estar, o acolhimento e a humanização, fortalecendo os vínculos sociais, garantindo os direitos e contribuindo para o envelhecimento saudável”.

A oficina “Toque de Retalho” trabalha com a troca de experiências, estimulando memórias positivas através de desenhos e pintura, essa são realizadas com os idosos que não possui nenhuma dificuldade de locomoção.

Já a segunda oficina, intitulada “Toque Terapêutico” tem como objetivo proporcionar um serviço humanizado para os idosos com dificuldades de locomoção, através da música e meditação.

“Dividimos o projeto em duas oficinas, para atender os que se locomovem normalmente (Grupo I) e os que têm algum tipo de dificuldade de locomoção (Grupo II), assim conseguimos atender todos os idosos e garantimos o bem estar, o aprendizado e a socialização de todos”, destaca a coordenadora do Creas/Paefi, Margareth Santana.

As oficinas são realizadas pela própria equipe do programa, formada por profissionais especializados e capacitados, assistentes sociais, orientadores sociais, psicólogos, advogados e educadores.

Creas/ paefi – O programa atende pessoas e famílias que sofrem algum tipo de violação de direito, como violência física, psicológica, negligência, violência sexual (abuso ou exploração sexual), trabalho infantil, discriminação por orientação sexual, raça, entre outras.