Com o objetivo de oportunizar o compartilhamento das experiências vivenciadas no cotidiano das escolas, garantir o intercâmbio de ações, dialogar sobre a gestão escolar, suas possibilidades e desafios, além de otimizar a gestão pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou o seminário de Gestão Escolar 2018 sobre Práticas Exitosas, na terça-feira (4). A iniciativa reuniu diretores escolares da rede de ensino do município, que na oportunidade aproveitaram o encontro para um momento de confraternização.

A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, destacou o sentido de gestão pedagógica como eixo principal do trabalho escolar, uma condição para superar os desafios educacionais. “Queremos alcançar nossos objetivos fora das escolas e, em algumas instituições de ensino, temos alcançado. Estamos finalizando o ano letivo de 2018 com ‘chave de ouro’, avaliando que o aprendizado de cada um deles, pode ser aplicado também em outras escolas”, salientou.

Premiação – Letícia Santos foi a vencedora do Prêmio PEA – Projeto de Educação Ambiental. Ao receber a homenagem, a aluna do 5º ano da Escola Municipal Dr. Nelson D’Oliveira, no bairro Nelson Costa, estava emocionada pelo destaque. Segundo os avaliadores, a menina agora vai inspirar outros alunos da sua geração. Por meio de uma banca examinadora do órgão, desenhos que expressaram o desejo de preservação da natureza foram avaliados e julgados. Três escolas de Ilhéus e mais cidades da região participaram do projeto desenvolvido e aplicado pelo PEA.

A Escola Municipal Gisélia Soares, situada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, zona Sul da cidade, foi avaliada pelo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Escola Básica no ano de 2015 com pontuação de 3.8, saltando significativamente em 2017 para 5.0. “Uma equipe da Seduc está comprometida na reflexão sobre iniciativas na construção do caráter educativo nas escolas, e este comprometimento tem ajudado para o avanço da educação no Município”, disse a diretora da unidade escolar, Elzely Rios.

A rede escolar do município atingiu a meta do IDEB de 4,6, projetada pelo INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o ano de 2017. Em Ilhéus, a evolução do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental segue uma linha ascendente desde 2015.