A Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) reforçou as ações estratégicas para o controle do mosquito transmissor da dengue no município. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar, a equipe de Educação e Saúde realizou palestra, nesta quarta-feira (22), nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Municipal do Iguape. Na oportunidade, técnicos da Sesau passam orientações básicas, conscientizam os alunos e apresentam a peça teatral “O Diário do Mosquito”.

O coordenador do setor, Roberto Reis, e Combate às Endemias de Ilhéus disse que, em conjunto com a equipe de Educação e Saúde do município, foram realizadas atividades com alunos do ensino fundamental I, com peça teatral. “A participação da população é de fundamental importância para evitar a proliferação de novos focos e o surgimento de casos da doença no município. Por isso, também reforçamos essas ações com estudantes de diversas idades, para que eles possam ser agentes multiplicadores de informações nos locais onde moram”, lembrou.

Ações reforçadas – Roberto Reis destacou ainda que as equipes de Coordenação de Combate às Endemias e de Educação e Saúde de Ilhéus vão realizar a mesma atividade em outras unidades de ensino. Em virtude do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 30 de julho a 3 deste mês, o índice foi de 8,4%. “Desta forma, as atividades de campo estão sendo reforçadas nos bairros onde os índices foram altos, para que não ocorram a proliferação do mosquito, em ação com as equipes de Bloqueio de Casos Notificados e a de Monitoramento dos Pontos Estratégicos”, assegurou.

Por sua vez, o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, pede apoio da população no sentido de evitar o surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor da dengue. É importante cobrir tanques e tonéis, evitar o acúmulo de garrafas diversas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada. Paralelamente, as equipes de Combate às Endemias também realizam bloqueios de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica, seguindo orientação da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Bahia e do Ministério da Saúde.