A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) intensificou a vacinação contra a poliomielite e sarampo, sábado (11), com atendimento dos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho. O trabalho foi acompanhado pelo secretário Geraldo Magela e a diretora da Atenção Básica, Érica de Jesus e reforçado pelas equipes do CAE III (antigo Sespi), na Avenida Canavieiras, centro da cidade.

Nesta segunda-feira (13), as equipes de vacinadores atendem as localidades de São João e Aritaguá, na zona rural do município. De acordo com o cronograma de trabalho, a ação será levada ao distrito de Sambaituba, na quarta-feira (14); localidades de Campinhos, Urucutuca e Vila Olímpio, quinta-feira (16) e ao distrito de Rio do Engenho e vilarejo de Areia Branca, na sexta-feira (17). Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal.

No próximo sábado (18), acontece a mobilização nacional organizada pelo Ministério da Saúde. Segundo a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, o posto central CAE III abrirá todos os sábados, pela manhã, para atendimento especial. A iniciativa visa conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de vacinação das crianças.

Walkíria Cardeal lembra que a poliomielite causa paralisia, que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Para isso, mais de 36 mil postos estarão abertos em todo o país.