A Secretaria de Saúde do de Ilhéus (Sesau) abriu inscrições, nesta quarta-feira (5), para o curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, que será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado da Bahia. O curso está destinado, prioritariamente, a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias, mas poderão se inscrever também estudantes, profissionais de saúde, educadores, integrantes dos movimentos sociais e líderes comunitários, que atuação no município.

Segundo o Núcleo de Planejamento da Sesau, responsável pelo curso, 70% das vagas está destinado aos ACS e 30% às demais categorias. A capacitação faz parte da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, e tem como objetivo contribuir para a qualificação do processo de trabalho, com ênfase no desenvolvimento de habilidades, visando ao planejamento e o desenvolvimento de processos de mobilização comunitária, e práticas educativas em saúde.

O regimento de seleção considera ainda as características territoriais e socioculturais, os saberes tradicionais e as diversidades que compõem os territórios de atuação desses profissionais, de forma a potencializar as ações de promoção da saúde.  Para a inscrição, o interessado deve dirigir- se até o Núcleo de Planejamento da Sesau, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, com RG e CPF, número de matrícula (apenas para ACS e ACE) e indicação de instituição que representa (exceto ACS e ACE) em mãos. Os ACS poderão fazer suas inscrições diretamente nas unidades de saúde onde atuam.

O resultado final desse processo seletivo será divulgado no mural da Sesau e encaminhado para os selecionados, através de e-mail, no dia 12 de setembro. Dia 13 de setembro, os selecionados deverão se apresentar ao Núcleo de Planejamento, com os documentos para a matrícula.