O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Ilhéus está realizando um mapeamento, através da sua equipe de abordagem, nas ruas do centro da cidade. Entre os dias 20 de setembro a 1º de outubro, a equipe ficará disponível para atendimento a esse público, no horário comercial, em um estande montado ao lado do Palácio Paranaguá, localizado na Praça J.J. Seabra.

O objetivo da ação é identificar a origem dessas pessoas, apresentá-las ao serviço e direcioná-las aos postos de saúde e a outros programas que asseguram os direitos destes indivíduos. De acordo com o secretário Kácio Brandão, “o Centro Pop busca resgatar pessoas que moram nas ruas e promover a dignidade dos mesmos, um papel que vem sendo cumprido pelo poder público aqui em Ilhéus”.

O Centro Pop foi implantado em Ilhéus, em 2013, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e realiza a busca ativa de pessoas em situação de rua através de sua equipe, que é composta por um educador social, motorista, orientador social, coordenação, assistente social e psicólogo. O serviço atende a cerca de 20 pessoas por dia, com oferta de alimentação, espaço para o convívio social, material e local para higiene, bem como encaminhamentos para serviços da rede de saúde e também para órgãos que confeccionam documentação civil.

De acordo com o Decreto n° 7.053 de 23 de dezembro de 2009 são considerados como população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. O atendimento do serviço é diurno e não pode ser caracterizado como abrigo; sua sede fica localizada na Avenida Candeias, nº 544, Bairro Conquista.