Com a finalidade de fortalecer a comunicação pública nos municípios da região, a Amurc reuniu nesta quarta-feira, 9, secretários e assessores de comunicação, que realizaram a criação do Fórum de Comunicação Municipal – Focom. O Fórum integra o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras – Agir, realizado pela Amurc, em parceria com a pró-reitoria de Extensão da Uesc.

De acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, o Focom tem o objetivo de reunir os profissionais que atuam no setor de comunicação dos municípios para “partilhar ideias e experiências, levantar demandas locais e, através da Associação e de instituições apoiadoras, promover capacitações”.

Dentre as sugestões foram apresentadas a necessidade de realização de um curso na área de licitação, promover reuniões itinerantes nos municípios e a realização de um fórum anual. Além disso, será criada uma agenda comum de comunicação pública municipal para atendimento as principais demandas locais.

O Focom será também um espaço para debate sobre a realidade da comunicação nos municípios, fazendo fortalecer o trabalho desenvolvido nas estruturas da Administração Pública. De acordo com o secretário de comunicação de Itacaré, Ed Camargo, “esse é o primeiro passo para o reconhecimento da importância de comunicação nos municípios”.

Diretoria

Ainda na reunião foi eleita a primeira diretoria para atuar no biênio 2017-2019. O secretário Ed Camargo foi eleito presidente do Focom; Na vice-presidência, a Assessora de Itajuípe, Simone Santos; Na secretaria geral, a assessora de Ibicaraí, Monique Madureira; Como tesoureiro, o Assessor de Comunicação de Floresta Azul, Jarles Soares.

Foram eleitos ainda, diretores/presidentes das comissões de: Ética – Ithamar Reis Duarte (Assessor de Itapitanga) e Adenaldo Curvelo (Auxiliar da Assessoria de Comunicação de Floresta Azul); Inovação e Comunicação – Aleilton Oliveira (Assessor de Ubaitaba e Camamu) e Capacitação – Rita Barros (Sesttran Itabuna), Marcel Matos (Assessor de Ipiaú e Ibirapitanga) e Francis Menezes (Secretária de Comunicação de Ituberá).