A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria municipal da Cultura (Secult), promove atividades culturais para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, nos dias 20 e 21 deste mês. A finalidade é expandir a cultura através de ações que promovam a valorização da comunidade negra na cidade. A iniciativa pretende levar arte, reflexão e debate ao público presente, disseminando a relevância histórica e cultural desta data especial. As atividades serão realizadas no Teatro Municipal e no auditório Sosígenes Costa, na sede da secretaria.

Secult promove ações para comemorar Semana da Consciência Negra em Ilhéus

As comemorações têm início na próxima quarta-feira (20), às 16 horas, com roda de conversa entre dirigentes culturais locais, no auditório Sosígenes Costa. Na ocasião, o secretário Pawlo Cidade fará a apresentação do Programa de Fomento Afro Cultural de Ilhéus (Pro Afro Ilhéus), às 17h30min. Em seguida, acontece o Fest Afro Ilhéus, com apresentações artísticas de dança, teatro, poesia e capoeira, no Teatro Municipal às 19 horas. No dia 21, o Fest Afro Ilhéus conta com apresentações musicais de hip-hop, reggae e música afro. Entre os intervalos dos shows, serão exibidos vídeos alusivos à comemoração.

O secretário Pawlo Cidade destaca a importância da iniciativa. “A proposta visa ao reconhecimento e resgate dos valores da cultura negra na formação da nossa cultura e identidade, trazendo uma reflexão na busca pela participação igualitária da comunidade negra na sociedade”, ressalta.

Data comemorativa – O Dia da Consciência Negra foi oficialmente instituído em âmbito nacional através da lei número 12.519/11, em memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que morreu em combate contra a escravidão dos negros no período colonial, em 20 de novembro de 1695. O momento suscita uma reflexão sobre a introdução do negro na sociedade brasileira, a desigualdade social patente no país e a valorização da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira nos âmbitos social, cultural e religioso.

Programação aberta ao público:

Terça-feira, dia 20

16 horas – Dia Nacional da Consciência Negra, roda de conversa (encontro de dirigentes). Tema norteador: “O papel do movimento afro cultural na política de inclusão social do município”.

17h30 – Apresentação do Programa de Fomento Afro Cultural de Ilhéus (Pro Afro Ilhéus).

19h – Abertura do Fest Afro Ilhéus

19h10 – Apresentações artísticas de dança

19h40 – Apresentações artísticas de teatro

20 horas – Apresentações artísticas de poesia

20h10 – Apresentações artísticas de capoeira

20h40 – Final das atividades

 

Quarta-feira, dia 21

Fest Afro Ilhéus – apresentações musicais

19 horas – Bandas de hip-hop

19h30 – Bandas de reggae

20 horas – Bandas de música afro

19 às 21 horas – Exibição de vídeos entre os intervalos

21 horas – Encerramento

Ilhéus – 16.11.18