Desde que foi reaberto às pressas no final da gestão anterior, a Central de Abastecimento da Urbis, no bairro Hernani Sá, zona sul de Ilhéus, não registra o movimento esperado pelos comerciantes locais. O faturamento, segundo cálculos de alguns deles, teve queda de 30 por cento quando comparado aos tempos mais movimentados da feira. Um dos motivos é atribuído à uma quantidade significativa de boxes que não foram reutilizados pelos permissionários e continuam fechados, sem uso.

“Isso, de fato, é um problema sério. Por que na medida em que não há a diversificação de mercadorias, o consumidor se afasta do local”, explica o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos. “Permissão é de uso, não de abuso”, completa. Para reverter este quadro, o secretário determinou que até o dia 24 de maio, os permissionários que não reabriram seus estabelecimentos devem procurar a Sedic. O objetivo é definir prazos, situação e destinação dos boxes fechados.

Levantamento feito pela secretaria aponta que dos 80 boxes da Central de Abastecimento da Urbis, 25 permanecem fechados. Após a notificação que já foi feita, sete reabriram as portas. “No entanto é preciso mais que reabrir. É preciso dar uma destinação que contemple o consumidor, que ofereça produtos e serviços e que não esteja apenas com portas abertas para dizer que está em pleno funcionamento”, informa.