A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou a formação dos professores municipais do Programa Despertar, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), na quarta-feira (17).

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Madre Thais, com o tema Produção de Alimentos e Sustentabilidades no Campo. A coordenadora municipal do Programa Despertar, Mariângela Bahia, explica que o objetivo é trabalhar o potencial e os problemas ambientais da comunidade. “E também, de forma didática dentro das escolas, ver o que pode fortalecer e dinamizar o processo da legalização da educação ambiental”, completou.

O encontro contou com a participação do instrutor do Senar, Renato Prado, que envolveu os educadores presentes com palestras e dinâmicas. “Realizamos alguns momentos de interação com esses profissionais, e apresentamos a eles o tema central desse ano, além de mostrar como eles podem reunir a comunidade para desenvolver as ações do programa”, salientou.

A diretora da Escola Municipal de Banco Central, Débora da Silva, considerou a formação um momento importante para os profissionais da educação. “Nos tornaremos multiplicadores das ações do programa, pois é importante levar para a comunidade toda a questão da alimentação sustentável e, ao mesmo tempo, trabalhar com nossos alunos para que eles levem essas informações para casa e compartilhem com seus pais a questão dos defensivos agrícolas que geralmente eles utilizam em suas agriculturas”, enfatizou.