O Brasil inicia sua caminhada neste sábado (4), nesta Copa América Centenário recheado de caras novas, devido à extensa lista de cortes e experiências com atletas olímpicos. A partir das 23h (horário da Bahia), contra o Equador, no Rose Bowl (EUA), a equipe de Dunga tenta começar a apagar os maus resultados dos últimos anos na Copa do Mundo e no torneio continental.

Já preparada para a ausência de Neymar, que ficou de fora para disputar os Jogos Olímpicos Rio-2016, a torcida brasileira não esperava um time tão diferente no torneio nos Estados Unidos. Dos 23 convocados, o técnico Dunga realizou seis cortes e ainda viu seu capitão, Miranda, se lesionar e ficar de fora da estreia.

Antes mesmo das mudanças, a convocação já indicava vários testes na Seleção, com sete atletas de idade olímpica. Desses, o goleiro Ederson e o meia Rafinha foram cortados para as chegadas de Marcelo Grohe e Lucas, respectivamente. Nesse cenário, Dunga teve 12 dias de preparação e nenhum deles com a equipe completa.

Pelo histórico do confronto contra o Equador, a Seleção tem boas chances de começar esta edição da Copa América com o pé direito. Em 29 jogos, o Brasil tem 24 vitórias, três empates e duas derrotas, sendo que nenhuma pelo torneio continental. Costa Rica x Paraguai, pelo Grupo A, além de Haiti e Peru, pelo grupo da Seleção, completam a rodada deste sábado.