A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus estendeu até esta sexta-feira, 14, as atividades da Semana Mundial de Amamentação. Realizada através do Setor de Atenção Básica, a programação foi iniciada no último dia 07, nas unidades de saúde do município, e conta com serviços diversos, como palestras educativas, rodas de diálogo, oficinas e ações para incentivar o ato de amamentar.

 

Neste ano, a campanha tem como tema “Amamentação e Trabalho”. De acordo com a coordenadora do setor, Bárbara Magalhães, as atividades têm o intuito não só de assegurar a alimentação adequada dos bebês, mas também garantir o direito da mulher de amamentar sempre que for necessário, inclusive no ambiente de trabalho. A programação em Ilhéus foi intensificada por causa da necessidade de levar as atividades a outros locais.

 

A coordenadora argumenta que muitas mães deixam de amamentar ao fim da licença-maternidade, quando retornam ao trabalho. No entanto, o leite materno, que é recomendado pelo Ministério da Saúde até pelo menos os seis meses de vida da criança, previne contra doenças e reduz o risco de alergias. Além disso, amamentar também faz bem para as mães, sendo um método anticoncepcional nos primeiros meses pós-parto e auxiliando na prevenção ao câncer de mama.

 

Desde o início da campanha, os bairros Nossa Senhora da Vitória, Banco da Vitória, Basílio, Iguape e outros já foram visitados pela equipe de orientação. Nesta semana serão realizadas novas palestras nas unidades de saúde do Iguape, Lagoa Encantada e Salobrinho, por exemplo. Para participar, a mulher interessada precisa somente se dirigir à unidade médica mais próxima e se informar sobre a agenda de atividades.

 

Campanha – A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.