O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), pediu nesta quarta-feira (23) o adiamento do julgamento do processo 021.450/2009, que relaciona a gestão do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), com a Operação Sanguessuga.

O processo lista como responsáveis pela compra irregular de ambulâncias para Itabuna, além de Fernando Gomes, o ex-prefeito Geraldo Simões, a senhora Cléia Maria Trevisan Vedoin e a empresa Planam Indústria, Comércio e Representação LTDA..

Operação Sanguessuga – Em maio de 2006, a Polícia Federal desbaratou por meio da Operação Sanguessuga uma quadrilha que atuava em prefeituras da Bahia e de outros cinco estados. A quadrilha teria roubado verbas da saúde na ordem de R$ 110 milhões com a compra fraudulenta de mais de 1.000 ambulâncias.

As propinas eram garantidas com o superfaturamento dos veículos, que chegava a 260% do seu valor. Foram presas dezenas de pessoas, dentre elas empresários, assessores parlamentares e deputados que perderam o mandato nesta legislatura.