No primeiro semestre de 2015 as operações de cabotagem do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador atingiu um crescimento de 12%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O novo recorde foi impulsionado pela movimentação de 24.016 TEUs, tendo como principal destino o Porto de Santos, para o qual foram embarcados produtos químicos e petroquímicos.

Segundo Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, as descargas de arroz provenientes do sul do país, polímeros e outros alimentos também contribuíram para o crescimento nestes seis primeiros meses do ano. Estes produtos tiveram um aumento de movimentação de 1%, 150% e 189%, respectivamente. Outro destaque é o embarque de bebidas da Heineken, antes realizado pelo porto de Pecém (CE) e, atualmente, representa 7% do total movimentado na cabotagem neste primeiro semestre.

A cabotagem vem ganhando cada vez mais destaque nas operações realizadas pelo terminal baiano, operado pelo Grupo Wilson Sons, que conta com escritórios dedicados ao modal em Manaus (AM) e São Paulo. Devido aos esforços realizados pelo comercial, novas cargas foram atraídas este ano. Produtos do segmento siderúrgico e da construção civil saíram da Bahia para o Rio de Janeiro e Amazonas, respectivamente, e ainda, de Santa Catarina vieram cargas de alimentos.

Para o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, os dados apresentados demonstram o acerto do Tecon em investir na construção de um berço para preferencialmente servir à navegação de cabotagem. O Porto de Salvador é  é o único do país a dispor no seu Terminal de Contêineres de um berço com prioridade para o comércio de navegação interna.

“Foi uma aposta que deu certo, derrubando um tabu em relação ao potencial da navegação comercial interna e demonstrando o quanto é importante a participação da iniciativa privada para o desenvolvimento do setor portuário”, avalia o presidente da Codeba.

Sobre o Tecon Salvador

Completando 15 anos de atuação em 2015, o Tecon Salvador é hoje uma das principais ferramentas de atração e retenção de investimentos para o Estado da Bahia. Possui uma área de 118 mil m², com capacidade para movimentar 530 mil TEU por ano. Graças aos investimentos iniciados em 2000, que já totalizam R$ 300 milhões, o terminal tornou-se apto a receber os maiores navios de contêineres do mundo, com um cais preferencial para cabotagem; mais de 600 tomadas para contêineres refrigerados, além de capacidade e know-how para operar cargas de projeto.

 

Sobre o Grupo Wilson Sons

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.