Uma equipe da secretaria municipal de Turismo e Esporte (Setur) composta pela turismóloga Ingrid Santana e pelo técnico turístico, Jacks Rodrigues, reuniu-se com a gerente do Porto Internacional de Ilhéus, Bárbara Laudano, com o objetivo de definir os preparativos para a temporada de cruzeiros marítimos 2018/2019. De acordo com a programação da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o primeiro navio previsto para chegar a Ilhéus, no dia 20 de novembro, será o MSC Fantasia, vindo de Salvador com destino ao Rio de Janeiro. 6

Já foram confirmados, até o momento, 15 transatlânticos da empresa MSC Cruzeiros que vão atracar no porto da cidade. A estimativa nessa temporada é que haja um aumento de transatlânticos em relação ao ano passado. O navio da bandeira MSC fará o maior número de paradas na cidade, um total de 15. O luxuoso transatlântico chegará no dia 20 de novembro e a última parada deve ocorrer no dia 12 de março de 2019.

O Porto de Ilhéus é o único do interior do Nordeste a integrar a temporada de cruzeiros turísticos. A atividade movimenta a economia local durante o período do verão, fortalece o turismo e promove a cidade no cenário mundial. A cidade oferece aos visitantes passeios no centro histórico, tour de praias, a fazendas de cacau, a mirantes panorâmicos e agora também a lojas especializadas em chocolate com cacau de origem.

Ao desembarcar em Ilhéus, o turista será recebido com apresentações de blocos afros, baianas, capoeiristas, “gabrielas”, além do suporte de guias bilíngues, cujo receptivo fica a cargo da secretaria municipal de Turismo e Esportes, com o apoio de operadoras locais. Segundo Bárbara Laudano, gerente do Porto, essa temporada contará com uma infraestrutura mais adequada, com instalações de banheiros nas mediações do receptivo, estrutura de toldos, disciplinadores de fluxo para facilitar o trânsito de táxis, vans e ônibus no local.

“A expectativa é boa, apesar da crise econômica em todo o país, a temporada de cruzeiro diminuiu em vários destinos, mas Ilhéus mantém-se no roteiro” comenta Bárbara. Ela informa que pretende agendar uma reunião com todos os órgãos competentes de segurança pública para executar uma logística de proteção e estabilidade ao turista. “Será fortalecida a segurança no acesso ao Porto, para atender ao turista da melhor forma”, diz Laudano.