Ao longo dos seus 69 anos de história, o Colo Colo de Futebol e Regatas da Cidade de Ilhéus passa seu pior momento financeiro no campeonato Bahiano de Fubebol Profissional.

Numa parceria mambembe com a CVL ALPHA SPORT fechado ano passado, vem deixando os diretores do tigrão desorientados, em especial o Presidente do time, Raimundo Borges, que hoje reconhece que fez mal negócio à acreditar numa empresa sem nenhum precedente favorável no mercado de gestão. A irresponsabilidade da empresa gestora poderá ser objeto de queixa na Delegacia de Polícia.

A ALPHA SPORT como é mais conhecida pelos torcedores ilheenses, chegou vomitando fortuna e impondo ações útopicas que nunca passaram de palavras vazias.

Seis meses depois desta parceria zumba, o Colo Colo é um time desacreditado nesta série B do Campeonato Bahiano, não apenas pelas mentiradas da nova gestora, mas, também pela falta de investimento em nomes de peso do futebol.

O Colo Colo está falido. Não tem sede; não tem imóvel algum; praticamente sem sócio torcedor contribuinte e muito menos dinheiro em caixa. Literalmente é um time insolvente. Sem crédito na praça, muitos débitos e sem condições alguma de sanar. Hoje praticamente vive de esmolas! É um time que não se mantém.

Nesta terça-feira, 13/06, à tarde, todos os jogadores decidiram entrar em greve e não treinar devido a falta de pagamento de salários. Dia 15 próximo completa dois meses de inadimplência, num montante aproximado de R$ 80 mil. Os jogadores decidiram que não viajam para Salvador para o jogo do dia 17, caso o pagamento não seja efetuado.

Os 22 jogadores se encontram alojados numa pousada no Bairro do São Miguel e, lá sofrem o pão que o diabo amassou. Durante os últimos 10 dias só comem carne moída, carcaça de frango e soja. A merenda tem sido bolo com refresco Tang. O Presidente Raimundo Borges sem dinheiro, nada pode fazer. O vice-presidente e demais diretores do time abandonaram o barco deixando o Presidente sozinho.

No último dia 10/06 quando do jogo contra o time de Teixeira de Freitas, que venceram pelo placar de 3 x 1, os jogadores colocolenses só comeram bem e com fartura, graças a generosidade de alguns torcedores e parte da imprensa que realmente veste a camisa do time ilheense. Com destaque para o imperador do Rádio, Júlio César e tantos outros que não pararam no último final de semana em busca de ajuda financeira e alimentos para os atletas.

Ainda durante a noite de hoje o Presidente do Colo Colo vem tentando falar com o Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, na tentativa de levantar algum dinheiro, para sanar, pelo menos, parte da divida.

Se o Colo Colo não viajar para enfrentar o Cajazeiras sábado próximo e perder por W.O, terá que pagar uma multa de R$ 100 mil e ainda ficará suspendo por dois anos de qualquer atividade profissional. E, lamentavelmente, o time pode acabar, mesmo que de forma temporária.

HISTÓRIA

Colo Colo de Futebol e Regatas é uma agremiação esportiva da cidade de Ilhéus, no estado da Bahia, fundada em 3 de abril de 1948.

Foi criado por um grupo de desportistas liderado por Airton Adami para disputar a semana inglesa, competição que aos sábados lotava o Estádio Mário Pessoa, então um dos maiores do País. A semana inglesa era um torneio promovido pelo sindicato dos comerciantes que se realizava somente nas tardes de sábados com os portões do estádio abertos.

A denominação advém de um clube chileno de mesmo nome. Na década de 50 fazia da sua intimidade com a bola um espetáculo de futebol e por isso inspirou o time de Ilhéus. O seu mascote é o tigre. Já o desenho do uniforme, nas cores azul e amarela, veio de um outro grande time, o Boca Juniors, da Argentina.

O primeiro modelo usado pelo clube foi comprado em Buenos Aires por José Haroldo de Castro Vieira. A primeira diretoria foi composta por: Airton Adami, Silvio Silva, Ivan Lelis da Mata, José Alves Barreto, Cláudio Silveira e Júlio Rodolfo Vieira. Ao longo da sua história, o Colo Colo já teve oportunidades de disputar partidas com grandes nomes do futebol nacional, principalmente com o Flamengo.

O primeiro título veio em 1953 como campeão ilheense. De 1958 a 1961 o Tigre conquistou o tetracampeonato amador ilheense. Em 1967, o Colo Colo participou pela primeira vez do campeonato baiano de futebol profissional, armando um de seus melhores times, com destaque para Miltinho Simões, que chegou a marcar 5 gols em um só jogo. Porém, em 1969, voltou à categoria de amador. Em 1997, foi campeão municipal e, em 1998, disputou a Copa da Bahia. Em 1999, o Tigre sagrou-se campeão da Segunda Divisão, voltando à elite do futebol baiano. Mas, foi em 2006 que conseguiu seu grande trunfo sendo campeão baiano de futebol profissional – um título inédito, quebrando uma hegemonia de quatro anos de domínio da dupla Ba-Vi.

Na Copa do Brasil de 2007, o Tigre defrontou-se com o Atlético Mineiro, em 14 de fevereiro, no Estádio Mário Pessoa, perdendo por 3×1, ficando precocemente eliminado, em jogo com fortes chuvas, resultando num campo em estado precário para a realização do jogo.

Antigo escudo
No ano de 2014, o Colo Colo finalmente conseguiu o regresso a elite do Campeonato Baiano após empatar em 2×2 com a equipe do Jacobina.

Em 2015, regresso à elite do futebol baiano, fez um bom campeonato estadual chegando na fase final, na disputa pelo 3º lugar. Diante da Juazeirense, o Tigre perdeu e acabou herdando uma vaga na Série D do mesmo ano.[1]

Presidentes
1948 a 1949 – Airton Adami
1950 a 1951 – Airton Almeida
1952 a 1958 – José Alves Barreto
1959 a 1960 – Manoel dos Santos Leal
1961 a 1962 – Wilson Ferreira Trindade
1963 a 1967 – José Magalhães Correa
1968 a 1971 – Antônio Olímpio Rhem da Silva
1972 a 1973 – Francisco Antônio Badaró
1974 a 1992 – Rubens de Souza Guerra
1992 a 2011 – José Maria Almeida de Santana
2012 a 17 de dezembro de 2015 – Walter Teles
18 de dezembro de 2015 e atual – Raimundo Borges da Silva.

Com informações do www.jornaldoradialista.com.br