As direções do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) informam que os trabalhadores da Adape Locação de Serviços Ltda. decidiram paralisar as atividades no Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) na manhã desta segunda-feira, 11.

“Além de não fornecer equipamentos de proteção individual (EPI’s) e um plano de saúde de qualidade, não paga salários em dia, não recolhe encargos trabalhistas e os vales transportes e vales alimentação não são pagos em dia e as férias são pagas apenas na volta, quando são quitadas. Uma vergonha que estamos combatendo”, opina Edson Conçeição Araújo, diretor da CUT-BA.

A coordenadora geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabelo, acrescenta que “os trabalhadores da empresa LC Empreendimentos e Serviços Ltda. juntaram-se aos companheiros da Adape na luta pelos direitos trabalhistas já que atuam também no HCT. Lembramos que o trabalho no local é tenso porque o Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) recebe, sob regime de internação e por determinação judicial para perícia, custódia e tratamento os indiciados, processados e sentenciados, suspeitos ou comprovadamente portadores de doenças mentais ou de desenvolvimento mental incompleto ou retardo em regime fechado e com segurança máxima.

As diretorias do Sindilimp-BA e da CUT-BA estão no local e exigem que a Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e demais órgãos estaduais interfiram para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Os trabalhadores decidiram só retomar as atividades após a quitação de tudo que é devido. Está agendada uma reunião com as empresas nesta quinta-feira, 14, na sede do Sindicato na Rua Cônego Pereira, 51, Sete Portas.