As direções do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Comercial, Industrial, Hospitalar, Asseio, Prestação de Serviços em Geral, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) denunciam que a Guarda Municipal de Salvador, na madrugada de hoje, quinta-feira (29), às 4h, na Avenida Manoel Dias da Silva, Pituba, agrediu quatro trabalhadores em limpeza urbana da empresa Revita. “Um absurdo o que ocorreu e não é a primeira vez que atuam de forma truculenta com trabalhadores em limpeza. A categoria está mobilizada e a Estação de Transbordo em Canabrava, administrada pela concessionária Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre). São quatro pais de famílias, trabalhadores, tratados de forma que nem mesmo a marginalidade deve ser tratada. Não aceitaremos agressões e torturas psicológicas e físicas”, afirma Ana Angélica Rabello, coordenadora do Sindilimp-BA.

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), membro da direção do Sindilimp-BA, busca abrir canais de negociações com a Prefeitura de Salvador, em especial com a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev). “Estivemos, nosso mandato e a categoria representada pelo Sindilimp-BA e pela CUT-BA, em todas as manifestações dos guardas municipais quando lutavam por melhores salários e condições dignas de trabalho. Não foi para isso que a Guarda Municipal de Salvador foi criada. Exigimos uma ação imediata da Prefeitura de Salvador”, disse.

A direção da CUT-BA, representada por Edson Conceição Araújo, informa que a categoria fará uma grande manifestação na sexta-feira, 30, às 8h, na sede da Guarda Municipal, Avenida San Martin, 734, Fazenda Grande do Retiro, se nenhuma providência for tomada para punir a agressão sofrida por trabalhadores. “Ora, a Guarda Municipal deve realizar abordagens nas áreas de prevenção à violência, preservação do patrimônio público municipal de Salvador e valorização do cidadão. Agredir trabalhadores uniformizados e exercendo sua profissão e seu papel social não é algo previsto nas funções da Guarda. A isso chamamos de covardia que merece nosso repúdio e de todos os trabalhadores”.

“A Guarda Municipal deveria simbolizar a segurança pública em Salvador. Sua função seria de extrema importância se ficasse em seu papel de zelar pelo bem dos cidadãos e a segurança patrimonial, ao executar policiamento administrativo ostensivo. Deveriam tratar com civilidade, boas relações e cortesia, respeitando acima de tudo o cidadão. Reafirmamos que todas as medidas serão tomadas pelas direções sindicais e pelo nosso mandato para que tudo seja apurado e para que os agressores não fiquem impunes”, finaliza Luiz Carlos Suíca.

Assessoria de Comunicação do Sindilimp-BA
29 de outubro de 2015
*Para mais informações favor entrarem em contato com Edson Conceição Araújo através dos telefones nºs. 99663-7382 e 986247229. Com Ana Angélica Rabelo, telefone nº. 99931-8188Trabalhadores em limpeza urbana protestam contra agressões promovidas pela Guarda Civil Municipal de Salvador e paralisam Estação de Transbordo 1