A pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Ilhéus, desta terça-feira (07), estará recheada de projetos importantes para serem votados, dentre os projetos, três do vereador Cosme Araújo chamam a atenção.

O projeto 002/2016, que obriga as empresas de telefonia e energia elétrica que atuam no município, a colocarem todo o cabeamento – fios de eletricidade, telefone e internet por debaixo do solo, acabando assim, com o emaranhado nos postes, algo que deixa a cidade com aspecto feio.

Projeto 003/2016, que pede que o município de Ilhéus, através do executivo, determine que o mês de dezembro seja dedicado ao combate ao câncer de pele, como já acontece com os meses de outubro(rosa) e novembro(azul), os quais são dedicados ao combate ao câncer de mama e de próstata, respectivamente. Conforme o projeto, seria o dezembro laranja.

Projeto 008/2016, que dispões sobre politicas públicas para profissionalização de mulheres no município de Ilhéus. Tendo em vista que, muitas trabalhadoras, mesmo exercendo as mesmas funções que homens, ganham menos que eles, por não terem muitas vezes a qualificação profissional oficializada.

O vereador Cosme Araújo, que propõe esses projetos, fala da importância de cada um deles, segundo o edil, Ilhéus é uma cidade que recebe por ano milhares de visitantes que levam fotos do município, todas com fios expostos enfeiando a cidade; já sobre o dezembro laranja, o vereador cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que fala do avanço do câncer de pele em todo o planeta; sobre o projeto que fala da profissionalização das mulheres, o vereador diz que a desigualdade de ganhos entre o sexo masculino e o feminino ainda é grande, mesmo no século XXI. Por isso é preciso que pensemos em profissionalizar cada vez mais para atingirmos a tão sonhada igualdade dos sexos.

Ciro Zatele.