A embaixada norte-americana no Brasil, segundo matéria publicada nesta quinta-feira (4) pela Veja.com, informou que triplicou entre 2015 e 2016 a taxa de recusa de vistos para visitantes brasileiros – o percentual foi de 5,36% para 16,7%.

A comparação com 2014 mostra uma diferença ainda maior: naquele ano, somente 3,2% das solicitações foram recusadas. Em 2016, foram emitidos 495 mil vistos de não imigrantes na categoria B (negócios e turismo).

Para especialistas ouvidos pela publicação, a crise econômica por que passa o Brasil é a principal causa para o aumento das recusas, o que pode significar que mais pessoas podem estar buscando alternativas fora do Brasil. A Embaixada dos Estados Unidos não informa os motivos para as recusas.

A Receita Federal, conforme publicou Veja.com, informou que 18.342 famílias declararam em 2016, referentes ao ano anterior, que deixaram definitivamente o Brasil. Ano passado, conforme levantamento parcial, 14.373 famílias ou pessoas deixaram o país – e os principais destinos são justamente EUA, Canadá e Reino Unido.