Na primeira transmissão da TV FBF de uma partida envolvendo um clube filiado à Federação Bahiana de Futebol, o Vitória derrotou o América-MG, por 3 a 1, na tarde desta terça-feira (9), no Barradão, e classiifcou-se por antecipação para as semifinas do Campeonato Brasileiro de Aspirantes (Sub-23). Isto porque no outro jogo do Grupo C, o São Paulo venceu o Atlético-PR por 2 a 0, gols de Foguete e Brenner, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O São Paulo fica na liderança com 12 pontos e tmbém classificado para as semifinais da competição nacional. O Leão garantiu a segunda colocação do Grupo C, com 10 pontos. Atlético-PR, com 6 pontos, e América-NG, com um, estão eliminados do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2018.

Na última rodada, dia 18 de outubro, uma quinta-feira, às 15h, o Vitória enfrenta fora de casa o São Paulo, em local a ser definido, decidindo a primeira colocação da  chave, enquanto no mesmo dia e horário, na Arena Independência, em Belo Horizonte, jogam América-MG e Atlético-PR.

O presidente Ricardo David parabenizou a TV FBF pela transmissão

No intervalo do jogo, no Barradão, o presidente do Vitória, Ricardo David, visitou a cabine da equipe da TV FBF e conversou com o comentarista Antônio Tilemont. “Quero parabenizar esta iniciativa da TV FBF, levando este importante jogo para quem não teve condições de vir ao estádio. Estas transmissões pela internet, como é o caso de vocês, são uma nova tendência da mídia, que terá um crescimento sem sombra de dúvida”, falou o dirigente rubro-negro.

DIFÍCIL – O América-MG deu trabalho ao Vitória no primeiro tempo, chegando inclusive a colocar uma bola na trave, com Everton, e exigiu outras boas defesas do goleiro João Gabriel, substituto de Caíque, suspenso com três cartões amarelos. Mas o Leão também criou chances de abrir o placar, em chutes de Ruan Potó e Nickson.

No segundo tempo, o Vitória teve a oportunidade de abrir o placar, em um pênalti cometido por Lucas no meia Nickson. Mas Jhemerson cobrou alto no canto direito de Jori, que fez uma defesa sensacional. Aos 23 minutos, novo pênalti para o Rubro-Negro: o goleiro do América derrubou Eron. Ele mesmo cobrou com perfeição e fez 1 a 0.

Novamente na bola parada, o Leão chegou ao segundo gol, aos 26 minutos. Jhemerson cobrou escanteio e o volante Hebert chutou duas vezes para marcar. Aos 34, o Coelho diminuiu em cobrança de falta de Christian. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro João Gabriel.

Eron deixou mais dois gols e assume a artilharia da competição

Mas, aos 44, o narrador Luis Victa cantou o terceiro gol rubro-negro. Em bela jogada pela esquerda, Mateus deu de calcanhar para Arroyo cruzar certeiro e o artilheiro Eron, oportunista, mandou para o fundo da meta: 3 a 1. O repórter Marcello Góis informou: “é o gol de número 10 de Eron, artilheiro isolado da competição”.

SUB-17  –  Também na tarde desta terça-feira (9), pela Copa do Brasil Sub-17, o Vitória empatou em São Paulo com a Ponte Preta, por 0 a 0, e, como havia vencido no jogo de ida, no Barradão, por 3×2, classificou-se para a segunda fase da competição nacional.

FICHA TÉCNICA 
Vitória 3 x 1 América-MG
Local: Estádio do Barradão, em Salvador.
Gols: Eron (2) e Hebert para o Vitória, descontando Christian para o América-MG.
Vitória: João Gabriel, Cedric, Léo Xavier, Ruan Renato e Mateus; Hebert, Ruan Potó (Alex Cruz), Jhemerson (Arroyo) e Nickson (Ronald); Eron e Júnior. Técnico: João Burse.
América-MG: Jori, Gabriel (Thalys), Lucas, Théo e Malcoon; Christian,  Everton Morelli e Rafael Oller (Renato Bruno); Ademir, França (Kaynan) e Pilar. Técnico: Luiz Fernando de Souza.
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA).
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda e Luanderson Lima dos Santos (BA).
Quarto Árbitro: Moisés Ferreira Simão (BA).

Fotos: Maurícia da Matta / ECVitória e FBF