A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Rafael dos Santos Lima, inaugurada nesta sexta-feira (16) pela Prefeitura de Una em Colônia, vai ampliar consideravelmente o atendimento para os moradores do maior distrito do município. A construção da unidade foi realizada por meio de convênio entre a Secretaria Municipal da Saúde de Una e o Ministério da Saúde.  O investimento foi de mais de R$ 400 mil. Em pouco mais de um ano, a Prefeitura garantiu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos na saúde pública do município.

O novo equipamento foi inaugurado pelo prefeito Tiago de Dejair e pela secretária da Saúde, Gleiciane Birschner. A solenidade também contou com a presença dos demais secretários municipais, vereadores, do padre Nerivaldo, da equipe que vai atuar na UBS, além de representantes do Núcleo Regional Sul de Saúde e comunidade local.

“Não mediremos esforços para que a população tenha acesso ao serviço de saúde com dignidade. Nosso foco é um atendimento mais adequado, qualificado e humanizado para todos”, destacou a secretária Gleiciane Birschner. “Esta nova unidade vai ampliar bastante a capacidade do atendimento no distrito de Colônia e nós continuaremos trabalhando para melhoria desta localidade, de toda cidade e da qualidade de vida da população”, finalizou o prefeito Tiago de Dejair.

ESTRUTURA – Com mais de 300 m², a unidade é composta por consultórios, sala de procedimento, sala de vacina, sala de nebulização, sala de esterilização de material, farmácia, consultório odontológico, sala para ações educativas e reuniões de equipe, quarto para motorista de ambulância, área externa, estacionamento e área verde.

O nome da unidade é uma homenagem a Rafael dos Santos Lima, jovem esportista do distrito de Colônia, símbolo da comunidade, que perdeu a vida precocemente aos 21 anos, vítima de um infarto fulminante e foi escolhido pela própria comunidade, através de pesquisa realizada pela Prefeitura de Una.