A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) intensificou a vacinação contra a poliomielite e sarampo, sábado (11), com atendimento dos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho. O trabalho foi acompanhado pelo secretário Geraldo Magela e a diretora da Atenção Básica, Érica de Jesus e reforçado pelas equipes do CAE III (antigo Sespi), na Avenida Canavieiras, centro da cidade.

Na segunda-feira (13), as equipes de vacinadores atenderam as localidades de São João e Aritaguá, na zona rural do município. De acordo com o cronograma de trabalho, a ação será levada ao distrito de Sambaituba e localidades de Campinhos, Urucutuca e Vila Olímpio, quinta-feira (16) e ao distrito de Rio do Engenho e vilarejo de Areia Branca, na sexta-feira (17). Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal.

No próximo sábado (18), acontece a mobilização nacional organizada pelo Ministério da Saúde. Segundo a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, o posto central CAE III abrirá todos os sábados, pela manhã, para atendimento especial. A iniciativa visa conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de vacinação das crianças.

Walkíria Cardeal lembra que a poliomielite causa paralisia, que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Para isso, mais de 36 mil postos estarão abertos em todo o país.

A secretaria de saúde vem cumprindo rigorosamente também as recomendações do MP/BA, no sentido de garantir a imunização das crianças e jovens e o controle de doenças contagiosas que são preveníveis. Também foi e estar sendo exigindo a apresentação do Cartão de Vacina atualizado no ato da matrícula nas escolas municipais. “Os responsáveis devem também assinar termo de autorização para atualização da caderneta vacinal nas campanhas nacionais realizados no decorrer do ano letivo. A secretaria de Educação deve comunicar aos Conselhos Tutelares eventuais omissões ou negligência dos pais”, propôs o MP. no último dia 09.

Segue ainda as orientações do MP: “Os dias e horários de vacinação nas escolas e creches devem ser articulados em conjunto com a coordenação de Imunização, a gerência de Atenção Básica e a secretaria de Educação. As recomendações são dirigidas também ao Sindicato das Escolas Privadas, para que oriente os proprietários das escolas a disponibilizar espaço físico para vacinação e para cobrar os cartões de vacina no ato da matrícula. As orientações levam em conta dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que estabelecem relação direta entre a redução da mortalidade infantil no Brasil e os planos de vacinação mais efetivos, além do decréscimo na adesão às campanhas de vacinação detectado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.