O Presidente do PDT e Vereador ilheense, Cosme Araújo, protocola nesta segunda-feira 07/03 à Câmara Municipal de Ilhéus, proposta de Sessão Especial para discutir e impedir uma possível reforma administrativa do Ministério da Agricultura, acerca do esvaziamento e/ou limitação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC.

Na proposição, o Vereador Cosme Araújo solicita que a mesa diretora do legislativo ilheense oficialize através de convite a todas as Câmaras que compõe a região cacaueira (41 municípios) e convidados para que participem desta sessão especial coletiva, em horário e local certo a ser acordado.

A CEPLAC, órgão importante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua em seis estados do Brasil: Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Criada em 20 de fevereiro de 1957, época em que a economia cacaueira atravessava uma grave crise, teve sua atuação, nos seus primórdios, centrada basicamente no apoio à cacauicultura. Desde a sua criação, a CEPLAC vem acumulando inúmeras conquistas, graças ao seu modelo de atuação integrada, onde num só Órgão, desenvolvem-se atividades de pesquisa, extensão rural e ensino agrícola.  Para o Vereador e articulador desta Sessão Especial Coletiva, Cosme Araújo, “A Ceplac continua prioridade na recuperação da economia regional do sul da Bahia, especialmente com estudos e laboratórios na dizimação e neutralização da vassoura de bruxa, que ainda continua causando danos à monocultura de toda a região”, adverte.

Além das Câmaras de Vereadores que compõe a microrregião de Ilhéus/Itabuna; da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu; de representantes da Seagri/BA, também serão convidados Prefeitos da região; secretários municipais; Engenheiros e cacauicultores; Antonio César Costa Zugaib, chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais da Ceplac/Sueba; Antonio Fernando Ribeiro da Silva, Ceplac/Cenex; Fábio Leal Ferreira, gerente-geral do Banco do Nordeste; João Henrique Silva Almeida, Ceplac/Cenex; Jackson Eduardo de Queiroz Moreira, Ceplac/Disaf; Jamerson Luis Franca Merlo, BNB, além do Superintendente da Ceplac, Dr. Alexandre Brandão.

Cosme Araújo adverte que é preciso um debate amplo. “Precisamos fortalecer ainda mais a Ceplac; juntar forças e objetivar modernização e reestruturação deste instrumento de grande importância não só para a Bahia, mas, para o país”, ratifica.