Na tarde da última quarta-feira (09) durante a sessão ordinária, o Vereador Gil Gomes, depois de protocolado o requerimento nº 223/2017 e aprovado por unanimidade, solicitou  da Prefeitura de Ilhéus implantação do terminal de transbordo. A medida visa beneficiar diretamente os usuários do transporte coletivo.

O projeto já existente em várias cidades e capitais do Brasil, garante ao usuário o direito de embarcar em outro ônibus enquanto estiver nas dependências da estação de transbordo, sendo desta forma, um bem para aqueles que dependem do uso de dois transportes para chegar ao seu destino final. Cita-se como exemplo, os estudantes da zona sul e norte que precisam diariamente se dirigir para os centros educacionais a exemplo da UESC e IFBA.

A presente proposição almeja provocar a Administração Pública Municipal a atentar-se a uma antiga reivindicação da população ilheense. Durante substancial lapso temporal, que abarcou diversos gestores no comando do Executivo Municipal, cogita-se a possibilidade de ser instalado no Município de Ilhéus um Terminal de Transbordo central e de Subestações de Transbordo em locais estratégicos da cidade, não obstante, houve em determinado momento inicialização da implantação do referido Terminal, no entanto, a iniciativa, por desconhecidas razões, não logrou êxito.

O terminal de Transbordo garantirá aos usuários do transporte coletivo público a oportunidade de embarcar em outra linha de ônibus distinta da de origem enquanto estiver nas dependências dos Terminais de Transbordo, beneficiando diretamente os trabalhadores que necessitam de mais de uma condução para chegar aos seus destinos, dentre outros passageiros em condições semelhantes. Deste modo, pelas razões expostas.