A sessão da última terça feira (01) foi marcada pela demonstração de força e união dos jovens estudantes ilheenses, que decidiram ocupar o auditório da Câmara Municipal para protestarem contra a proposta de aumento salarial dos prefeitos, secretários e vereadores do município.  Um ato que gerou polêmica entre os parlamentares, que foram impedidos realizarem a sessão por falta de quórum, já que os vereadores Fabio Magal e Jamil Ocké, não puderam chegar antes do inicio da sessão foram impedidos de entrarem no plenário. O vereador Jamil chamou atenção para um ponto delicado em meio a este protesto:

“Observar que a nossa juventude esta mais próxima da politica, participando e intervindo  nas questões que envolvem o futuro do município, me orgulha enquanto parlamentar. Porém devemos, enquanto legisladores, nos preocuparmos em informar para estes jovens que a proposta de aumento é um direito garantido por lei, presente no artigo 39 inciso 4º, da Constituição Federal e portanto esta votação não fere a nenhum principio legal” , informou o Jamil Ocké chamando a atenção da sociedade para as funções que de fato competem ao legislador municipal. 

“ As funções as quais nos são atribuídas no Regimento Interno requer que todos os 19 parlamentares desta casa hajam fiscais do executivo, criadores de leis, orientadores do sistema, servidores públicos que representem a cidade de Ilhéus durante quatro anos ininterruptos. Me incomoda ouvir alguns legisladores e até mesmo alguns cidadãos, motivados pela opinião construída, argumentarem que vereador só trabalha terça e quarta, por conta das sessões. É importante que os lideres,  que estão conduzindo esta juventude se atentem a informação pacifica e apartidária. O erro, nobres cidadãos ilheenses,  não está no aumento do salário dos políticos e sim na escolha daqueles políticos que fazem do seu mandato um cargo figurativo. Como vereador eleito assumo esta função como um trabalho, onde possuo uma equipe, onde trabalhamos de segunda a sexta, das 8 as 18h, em prol da criação e fiscalização de ações que beneficiam a cidade e o povo de Ilhéus. Agora reflitam sobre a proposta”, concluiu o vereador Jamil Ocké pedindo  aos jovens e cidadãos ilheenses que passem a acompanhar e cobrar dos seus gestores o que lhes são de deveres dentro de suas funções legais.

“ A crise do país é fruto de más escolhas de nossos representantes, porém muito mais por descuido da nossa sociedade que só busca entender politica em ano eleitoral”, finalizou o vereador Jamil Ocké que mantem seu gabinete municipal aberto diariamente para ouvir, recepcionar e orientar a população ilheense mediante as funções que compete a Casa das Leis.

Caliana Mesquita – Assessoria de Comunicação/Gabinete