O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Lukas Paiva,  apresentou o projeto de lei nº 030/2017, que dá o nome de Henrique Weyll Cardoso e Silva ao recém-construído Ginásio de Esportes do Bairro Conquista.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão desta terça-feira (11).

Segundo o vereador, “a homenagem é um reconhecimento histórico de um dos maiores prefeitos que Ilhéus já teve, e que lutou bravamente por melhorias para o Sul da Bahia”. Acrescenta ainda, que o ilheense Henrique Cardoso foi um dos grandes articuladores para as construções da Ponte Lomanto Júnior, Porto do Malhado, criação da UESC; e foi autor do projeto da divisão da Bahia e Criação do Estado de Santa Cruz, que teria Ilhéus como capital.

Até hoje, os ilheenses se beneficiam das benfeitorias da administração de Henrique Cardoso, como a construção das duas pontes sobre o Rio Itacanoeira, que ligam a Barra de Itaípe ao Jardim Savóia. “Henrique Cardoso fez muito por Ilhéus, a lista de benfeitorias é enorme. O calçamento da ladeira do Outeiro de São Sebastião, a construção das ladeiras do Café e Teresópolis, entre outras obras são exemplos disso”, salientou Lukas Paiva.

Henrique Weyll nasceu em 31 de dezembro de 1916 e teve uma longa trajetória na política. Formado em Direito, tornou-se delegado em Ilhéus assim que terminou o curso de bacharelado, em 1941.  Era fazendeiro e foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN) em Ilhéus. Foi eleito vereador em 1950, reeleito em 1954, sendo presidente da câmara. Nas eleições de 1598 disputou para prefeito e saiu vitorioso, permanecendo no cargo até 1963.

Cardoso e Silva também marcou presença no esporte baiano. Entre os anos de 1938 a 1941, atuou como goleiro do Vitória por quatro temporadas. Posteriormente, trabalhou também como vice-presidente e presidente do Vitória F.C. Como presidente, permaneceu de 1963 a 1966.

Em novembro de 1966 elegeu-se deputa¬do à Assembleia Legislativa da Bahia e iniciou o mandato em 1967, no qual foi reelei¬to em 1970. Elegeu-se também deputado fede¬ral pela Bahia em 1974, deixando a Assembleia para assumir, em fevereiro de 1975, uma cadeira na Câmara. Em 1986, já afastado da vida política, Henrique Cardoso, foi escolhido o “Cacaiucultor do ano no Brasil” pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Em janeiro de 2000, Henrique Cardoso ainda se dedicava a essa atividade. Foi consultor jurídico do Centro de Cultura de Ilhéus. Se estivesse vivo, celebraria 100 anos em dezembro de 2016.