Em busca de mais ações para a melhoria de vida da população de Ilhéus, uma comitiva de vereadores, realizou na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), uma reunião com a secretária Elizângela Oliveira na última segunda-feira (19). Estiveram presentas na reunião, Fabrício Nascimento, Paulo Carqueija, Nino Valverde, Pastor Matos, Nerival Reis, Juarez Barbosa, Abraão Oliveira, Makrisi Sá e Ivo Evangelista.

O encontro teve como objetivo principal consolidar as recentes conquistas para o sistema de Saúde do município. Tais conquistas tiveram enorme participação do Legislativo ilheense que buscou através de audiências e constantes debates com autoridades da área e organizações sociais a melhoria na Saúde pública.

Dentre as melhorias, podemos citar a negociação do convênio com o Hospital de Ilhéus, que fará a cobertura do atendimento pediátrico via SUS. Na última semana, os vereadores estiveram em Salvador para encontrarem o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, que anunciou um investimento de mais de R$ 15 milhões pelo Governo do Estado. Os recursos serão aplicados na reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para uma unidade materno-infantil, bem como na contratação de serviços de urgência pediátrica, ortopédica clínica e maternidade além de apoio financeiro para a conclusão de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Também serão cedidos mais de 200 servidores para fortalecer a rede municipal de saúde. Ainda de acordo com o secretário, após a reforma, o HRLVF será uma maternidade de referência de alto risco que contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico. “Uma boa notícia é que a unidade de Pronto Atendimento no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do HRLVF, fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos”, pontua Vilas-Boas.