O Vereador e vice-presidente do Poder Legislativo ilheense, Luiz Carlos Escuta, esteve participando na última quinta-feira, 25, na cidade de Ilhéus, da manifestação em prol do asfaltamento da BR-251 que liga Ilhéus a Buerarema. A manifestação iniciou numa caminhada da Maramata, zona sul, até ao prédio da Justiça Federal no centro de Ilhéus. Estavam presentes autoridades políticas que se manifestaram a favor desta luta.

A estrada que liga Ilhéus x Buerarema trata-se de um parque florestal de 41,6 km de abandono e há mais de 30 anos a comunidade de Santo Antônio e adjacências vem reivindicando essa melhoria. Somente sua recuperação através do asfalto poderá viabilizar a precariedade das comunidades daquela região, não apenas no escoamento dos produtos agrícolas, mas também na facilidade de ir e vir dos transeuntes, tráfego de veículos e até mesmo ônibus escolar. “Quando chove os transportes não chegam nas localidades e os alunos não vão aos colégios”, afirma Manoel Silva, morador do Rio do Engenho.

Já existe uma Ação Civil Pública tramitando ( MPF 765.11.2011.4.01.3301) com pedido de antecipação de tutela  (decisão interlocutória deferida), mas o Estado não cumpriu. Posteriormente convidado preposto do Estado e assinado um TAC. Também não respeitado.

O vice-presidente da Câmara, Escuta, conhecedor do problema e reclames dessas comunidades, Couto, Santo Antônio, Cururutinga, Búzios, Santa Maria e Rio do Engenho, já esteve em Brasília tratando do assunto no DNIT e pedindo apoio ao Deputado Federal Cacá Leão.

“Estive no ato público conversando com o prefeito de Buerarema, Vinicius Ibrann, e iremos propor protocolar juntos requerimentos ao DNIT na Bahia, Secretaria de Governo do Estado, Casa Civil e pedir também intercessão do vice-governador João Leão,  nesta importante demanda dos ilheenses e dos nobres irmãos macucos”, adianta o vereador Luiz Carlos Escuta.

 

Vinícius e Escuta lutando pela BR-251

Prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann.

Escuta, vice-presidente da Câmara de Ilhéus.