O Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta, esteve presente na última quinta-feira, 23, no Comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado, CIPE CACAUEIRA, situada à Rodovia Ilhéus/Uruçuca, participando da comemoração do 13º ano de criação desta unidade operacional, quando na oportunidade foi homenageado em reconhecimento pelos serviços e apoio prestados a corporação. “Pra mim esta Moção Honrosa significa muito, e muito fico agradecido pelo reconhecimento”, afirmou Luiz Carlos Escuta ao JORNAL DO RADIALISTA.

MOÇÃO

Nesta sexta-feira, 24, o Vereador Luiz Carlos Escuta protocolou a Moção de Louvor e Congratulação Nº 051/2019 a CIPE CACAUEIRA, pelos 13 anos de criação da CIPE Cacaueira, comemorado no último dia 23 de maio de 2019.

Uma das Unidades Operacionais Especializadas da Policia Militar da Bahia que mais tem se destacado no combate e repressão ao crime, a CIPE CACAUEIRA, tem sua sede na cidade de Ilhéus e sua criação é datada de 29 de dezembro de 2005, através da Lei nº. 9.848, ainda com o nome CAERC.

Resultado de imagem para cipe cacaueira

No dia 18 de abril de 2001, surge a CPAC – Companhia de Policiamento em Área de Caatinga -, a fim de combater facções criminosas que migravam para a Bahia para realizar tráfico de drogas e crimes contra instituições financeiras, sobretudo na região norte do Estado, entre as cidades de Abaré, Chorrochó, Macururé e Rodelas. O então Comandante Geral, Coronel PM Jorge Luiz de Souza Santos, anunciou o projeto de criação da CPAC, que seria sediada no Distrito de Barra do Tarrachil, que faz divisa com a região conhecida como “Polígono da maconha”. O surgimento dessa unidade especializada contribuiu sobremaneira para redução dos índices de criminalidade na região e demonstrou ser imprescindível ter uma tropa de ações especiais bem treinada e equipada para manutenção da ordem pública. A partir daí, algumas outras UOE (Unidade Operacional Especializada) foram criadas em todo Estado da Bahia.

Neste contexto de criação de Companhias de Policiamento Especializado, surge o Comando de Policiamento Especializado (CPE) criado em 09 de julho de 2003, através da lei estadual nº. 8.636, tendo sua estrutura organizacional e orgânica modificada por meio da lei nº 9.848/05, atuando como órgão estratégico, coordenador e direcionador das ações PM realizadas pelas Unidades Operacionais Especializadas, pertencentes ao seu orgânico, de maneira harmônica e objetiva, com vistas a apoiar as demais Unidades da PMBA em todo o território baiano.

Cipe Cacaueira: missão

Resultado de imagem para cipe cacaueira ilheus

Em 2005 surge a Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (CAERC), com a missão de ser uma tropa de reação aos diversos tipos de crime, sobretudo para situações de alto risco, que necessite intervenção policial altamente técnica e disponha do emprego de armamento e equipamento avançados e, principalmente, policiais de perfil diferenciado, comprometidos com a missão de servir à população baiana mesmo com o risco da própria vida, munidos de exímio condicionamento físico e psicológico.

Em 06 de janeiro de 2009, foi promulgada a lei nº 11.356 que padronizou as nomenclaturas das UOE e então a “CAERC” passou a CIPE Cacaueira (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Cacaueira). Atualmente a CIPE Cacaueira sediada em Ilhéus está sob o comando do Major PM RICARDO JOSÉ SOUZA E SILVA.

Policiais da Cipe Cacaueira recebem instruções do Bope

Major PM RICARDO JOSÉ SOUZA E SILVA (centro), Comandante da  CIPE CACAUEIRA

A unidade sediada em Ilhéus, desde a sua formação, oferece, também, reforço ao policiamento de 44 municípios da região e uma população total estimada em 1.311.279 habitantes, todos em ambiente de Mata Atlântica, com destaque para os municípios de Itabuna, Valença, Ubaitaba, Ituberá, Camamu, Itacaré, Una, Canavieiras e Maraú, que em razão de suas belezas naturais e excelente estrutura de hospedagem, vem a cada ano atraindo mais turistas, sejam eles nacionais ou internacionais.

Resultado de imagem para major pm ricardo cipe cacaueira, ilheus

A CIPE Cacaueira tem se mostrado uma força tática pronta para atender as exigências da sociedade baiana, sempre baseada na técnica e legalidade, estando preparada para enfrentar os desafios de se combater a criminalidade e restaurar a sensação de segurança das comunidades afetadas. A CIPE Cacaueira vem atingindo suas metas e trabalhando no aprimoramento físico, técnico e tático de sua tropa, para melhor qualificar os serviços prestados, com vistas a manter o seu padrão de excelência no atendimento a sociedade. As instalações veem sofrendo reformas e melhorias, com vistas a melhorar o ambiente corporativo, impactando também na qualificação profissional e a aplicação dos recursos humanos e materiais, de forma racional, eficaz e eficiente, quando empregado em missões de apoio a outras Unidades ou próprias da atividade especializada.

Resultado de imagem para vereador escuta

ESCUTA, vereador diferenciado.