Em mais uma visita de trabalho ao Sul da Bahia, nesta sexta-feira (10), a convite do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, reafirmou o compromisso assumido pelo governador Rui Costa em cooperar técnica e financeiramente para que a atenção básica possa alcançar 70 por cento de sua cobertura no município. Após prestigiar o I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Secretaria Municipal de Saúde, Vilas Boas recebeu do prefeito um relatório sobre as obras de reforma executadas nas unidades de saúde de Ilhéus.

O secretário estadual elogiou o processo de reestruturação e expansão da cobertura da rede de atenção básica à saúde no município. “Ilhéus saltou de 16, índice encontrado no início da gestão, para 42 por cento. Estamos garantindo o apoio financeiro para a construção de mais Unidades Básicas de Saúde que permitam a implantação e distribuição de mais 16 equipes de saúde da família na cidade. A parceria com o município vai garantir o envio também de equipamentos para estas unidades”, disse Vilas Boas.

O titular da saúde na Bahia acrescentou ainda que o governo do estado garantiu a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Porte 3 (UPA 24h) de caráter regional, no bairro do Malhado, e do novo Hospital Materno-Infantil do interior da Bahia que vai ofertar os serviços de alta-complexidade e UTI neonatal para atender o município de Ilhéus e região. “O projeto está em fase de conclusão e, em breve, vamos licitar a obra de reforma completa do antigo Hospital Regional”.

A visita ao Hospital Costa do Cacau foi suspensa pelo secretário, que precisou antecipar o retorno a Salvador. O prefeito Mário Alexandre ainda acompanhou a comitiva do Governo do Estado às obras da Policlínica Regional de Saúde de Itabuna, ao lado do prefeito Fernando Gomes.