O Esporte Clube Vitória começou com o pé direito a temporada e honrando os prognósticos. Aliás, inicia 2018 da mesma forma que terminou 2017 – quando se trata de jogos fora do seu cercado – dando aulas, proferindo palestras e oferecendo cursos em dois módulos avançados nesta especialidade de desrespeito à casa alheia. Na noite desta terça-feira (16), como já era esperado, o Leão não precisou de muito esforço para vencer o modesto Globo-RN, pelo placar de 2 a 1, no estádio Barrettão, na cidade de Ceará-Mirim.

Com um time formado por 9 remanescentes de 2017, o Vitória teve apenas duas caras novas entre os titulares na partida desta terça-feira. Os laterais Lucas e Bryan. O primeiro com atuação discreta e participando diretamente do gol de empate do Globo. O segundo mais incisivo e se apresentando mais para o jogo. Outro estreante da noite foi o volante Lucas Marques, que entrou no decorrer do 2º tempo na vaga do atacante Kieza. Já o atacante Denílson não foi relacionado devido a demora na regularização.

Curiosamente, o Leão levou apenas SEIS atletas para o banco de reservas. O goleiro Caíque, o zagueiro Bruno Bispo, o volante Lucas Marques, os meias Léo Gomes e Jhemerson, além do atacante Rafaelson. Lembrando que o limite de atletas que podem ser convocados como suplentes é de 12 jogadores.

Sem sentir muito a pré-temporada e claramente ajudado pelo entrosamento, o Vitória dominou os minutos iniciais e abriu o placar aos 12, com Uillian Correia. O Globo buscou o empate, aos 39, com o volante Reinaldo contando com desvio colaborativo do estreante Lucas. Assim terminou o primeiro tempo. Na segunda etapa, o Leão seguiu melhor, criando as melhores chances e voltou à frente com Santiago Tréllez, aos 9 minutos. Diga-se, o colombiano andava sumido e apagado na partida, mas apareceu no momento certo para decretar o triunfo rubro-negro por 2 a 1.

Com o resultado, obviamente o Vitória assume a liderança do Grupo B. O outro jogo do grupo acontece somente na quinta-feira. Ferroviário e ABC-RN se enfrentam às 19h (horário da Bahia), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. No domingo, o Leão tem nova estreia pela frente. Agora pelo Campeonato Baiano, quando encara a sensação Juazeirense, às 18h30, no “amaldiçoado” estádio Manoel Barradas, o Barradão.

FICHA TÉCNICA
GLOBO 1 X 2 VITÓRIA

Copa do Nordeste – Grupo B – 1ª rodada
Local: Estádio Manoel Dantas Barretto, em Ceará-Mirim (RN)
Data: 16/01/2018
Horário: 21h45 da Bahia
Árbitro: Paulo Sergio Santos Moreira (MA / CBF)
Assistentes: Antonio Adriano de Oliveira e Raphael Max Borges Pereira (MA / CBF)

Globo-RN: Dasaev; Ângelo, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca; Reinaldo, Tiago Lima, Erick e Renatinho Potiguar; Alex Sandro e Gláucio. Técnico: Luizinho Lopes.

Vitória: Fernando Miguel; Lucas, Kanu, Wallace e Bryan; Uillian Correia, Fillipe Soutto e Yago; Kieza, Neílton e Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.

Ainda se enfrentam:

17 de janeiro (quarta-feira)
19h – Náutico x Altos

18 de janeiro (quinta-feira)
19h – Ferroviário x ABC – Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
19h – CSA x Sampaio Corrêa – Rei Pelé, em Maceió (AL)
22h – Bahia x Botafogo-PB – Fonte Nova, em Salvador

Grupos:

Grupo A: Santa Cruz, CRB , Confiança e Treze
Grupo B: Vitória, ABC, Ferroviário-CE e Globo
Grupo C: Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e Náutico
Grupo D: Ceará, Sampaio, Salgueiro e CSA