Nesta quinta-feira (9), a partir das 19 horas, será realizado no CAIC Darcy Ribeiro, localizado no Bairro Hernani Sá, na Zona Sul de Ilhéus, um workshop com os alunos do Programa ProJovem Urbano. Na oportunidade, os estudantes farão ao público uma série de demonstrações alusivas aos ofícios estudados, como manicure, pedicure, maquiador, depilador e cabeleireiro.

As aulas de qualificação profissional têm o objetivo de possibilitar novas formas de inserção produtiva no mercado de trabalho, com a devida certificação, correspondendo tanto às necessidades e potencialidades econômicas, quanto às reais vocações dos jovens. O esforço visa, ainda, preparar os alunos para o mercado, promover a sociabilidade e o desenvolvimento afetivo, reforçar valores da cidadania e ampliar as opções dos jovens em relação ao trabalho e à geração de renda.

“Esses estudantes iniciaram as aulas do Programa no dia 23 de outubro de 2013 e, após 1 ano e 6 meses, encerram o curso em 23 de abril. O Programa Projovem Urbano oferta durante esses 18 meses a conclusão do Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional”, esclarece Emília Souza Vila Nova, coordenadora geral do ProJovem Urbano da Secretaria de Educação (Seduc).

ProJovem – O ProJovem Urbano é voltado para pessoas na faixa etária de 18 a 29 anos. Na tentativa de fortalecer a cidadania, a iniciativa objetiva a formação integral dos jovens que não concluíram o ensino fundamental com vistas a inseri-los, com maior facilidade, no atual mercado de trabalho.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) oferece um curso de duração de 18 meses, realizado presencialmente e à distância. Ao participar do programa, os alunos recebem uma bolsa mensal de R$ 100,00. O trabalho é integrado à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.