O Improviso, Oxente! da próxima terça-feira (19) vai reunir a sociedade civil, além de pré-candidatos ao legislativo e ao executivo municipal, para discutir o tema “Bens naturais comuns”, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na Avenida Soares Lopes. Desta vez, o público vai escolher os indicadores referentes ao meio ambiente que devem ser acompanhados e melhorados para assegurar a saúde da população e a promoção de mais qualidade de vida no presente e no futuro. O debate será conduzido pelo agrônomo, professor de Geografia Regional na Universidade Estadual de Santa Cruz e presidente do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha.

Este é o terceiro de uma série de 13 encontros semanais abertos ao público, que acontecerão sempre às terças-feiras, às 19h, promovidos pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o TPI. Cada debate aborda necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis. Durante o evento, os indicadores de Ilhéus – que podem ser acessados em nossailheus.org.br/indicadores – servirão como ponto de partida para a discussão.

Em plena crise hídrica, a discussão torna-se necessária pela urgência de cuidar dos elementos do meio físico, da fauna e da flora, e sua relação com a interação social exigida e necessária para corresponder aos parâmetros de desenvolvimento sustentável da região. Acesso permanente e sustentável à água potável, áreas restauradas de florestas degradadas, áreas de mananciais protegidas, esgoto sem tratamento e gastos públicos destinados à regeneração de recursos naturais, ecossistemas e biodiversidade são alguns dos 21 indicadores (confira todos aqui http://goo.gl/VlKP8k) que serão avaliados pelo público como importantes para serem acompanhados pela próxima gestão municipal.

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o site www.nossailheus.org.br

Programa Cidades Sustentáveis – Oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores e um banco de boas práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, a fim de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para se desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Saiba mais em www.cidadessustentaveis.org.br