O Conselho Estadual de Cultura aprovou o envio de uma moção de louvor à produtora Mont Serrat Filmes e ao agente cultural Marcos Carvalho, por desenvolver, em municípios do interior da Bahia, o projeto Cinema no Interior. A iniciativa foi apoiada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), após seleção por meio do edital setorial audiovisual em 2014.

A moção de louvor foi aprovada na Sessão Plenária realizada pelo Conselho Estadual de Cultura em outubro, no Parque de São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Proposta pelo vice-presidente do Conselho, Emílio Carlos Tapioca, e pelo conselheiro de cultura Tito da Silva, a moção leva em consideração o trabalho realizado em conjunto pela Mont Serrat Filmes e as comunidades locais.

“A contribuição do Projeto Cinema no Interior à linguagem audiovisual se torna relevante na medida que proporciona aos estudantes e à comunidade artística a oportunidade de vivenciar as diversas etapas da produção cinematográfica, promovendo oficinas interativas seja na elaboração dos roteiros, manuseio e uso dos equipamentos, cenários, figurinos, interpretação e atuação em todos os documentários (curtas) produzidos”, afirmou o vice-presidente do Conselho, Emílio Carlos Tapioca.

Graças ao projeto, foram realizadas nas cidades algumas oficinas de roteiro, fotografia, animação, dentre outras que proporcionaram aos jovens um olhar diferenciado em relação às práticas audiovisuais.

A execução do projeto resultou na produção de curtas-metragens, mostras de cinema, publicação de DVDs e livros fotográficos. O Cinema no interior percorreu oito mil quilômetros do interior baiano com a parceria de prefeituras das cidades de Mucugê, Ibicoara, Andaraí, Ruy Barbosa e Nazaré, além de apoio junto a instituições culturais locais.