PMA Operação Verão 2013/2014, coordenada pela Polícia Militar do Estado da Bahia, foi oficialmente lançada em Ilhéus na manhã desta sexta-feira, dia 10. A solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, aconteceu em frente à sede da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), localizada na Avenida Soares Lopes.

A proposta da Operação Verão é intensificar o policiamento nas praias, nos pontos turísticos e durante as festas populares realizadas todos os anos na Bahia, incluindo as áreas próximas a museus, igrejas, parques e reservas ecológicas. Em Ilhéus, segundo o comandante da 68ª CIPM, Major PM José Diógenes Câmara Alves, o policiamento será intensificado nas praias, no centro da cidade e nos locais de maior fluxo turístico. O trabalho, que acontecerá de forma mais intensa das 7 às 23 horas, será realizado a pé, em bicicleta e motorizado (motos e viaturas).De acordo com o comandante do Policiamento Regional Sul (CPRS), Coronel PM Antonio José Barbosa Reis, o município de Ilhéus foi escolhido para sediar o ato solene de lançamento da Operação Verão “por sua inquestionável vocação turística e também por ser o terceiro pólo turístico do Estado da Bahia”. A Operação Verão, que se estenderá até o dia 12 de março, contará em Ilhéus com o trabalho das três companhias independentes que atuam na cidade: 68ª (Centro), 69ª (Sul) e 70ª (Norte).

Efetivo – Ao lançar a Operação Verão no último dia 3 em Salvador, o governador Jaques Wagner revelou que a ação contará com o trabalho de 20 mil policiais e bombeiros militares, que estarão reforçando a segurança em 36 locais que ostentam uma grande presença de turistas, como Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro e Praia do Forte, dentre diversos outros. “Apesar dessa proposta central, nós não podemos esquecer de continuar oferecendo, em todo o Estado da Bahia, um cinturão de proteção às áreas periféricas”, disse, na oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Braga de Castro.