A Prefeitura, em parceria com o Sistema FAEB/SENAR, Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Ambulantes de Ilhéus (SICOVFAMIL), Sindicato Rural de Ilhéus, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Associação da Central de Abastecimento do Malhado (ASCAM), promoverá neste sábado (13) a segunda edição do Projeto Feira Segura, na Central de Abastecimento do Malhado. A ação visa conscientizar os feirantes quanto aos hábitos adequados de limpeza e higiene dos produtos comercializados, a fim de que os cuidados necessários sejam mantidos para evitar a contaminação pela Covid-19.

O prefeito Mário Alexandre lembrou que o município de Ilhéus já executou o projeto piloto na Feira do Guanabara e na Central de Abastecimento do Hernani Sá (Urbis), sendo pioneiro na Bahia. “Desde o início da pandemia realizamos um trabalho educativo para garantir o funcionamento das feiras livres e assegurar o sustento dos feirantes e pequenos produtores rurais. Mesmo em um momento difícil, a gente consegue promover iniciativas que transformam para melhor a vida do cidadão e oferecem à comunidade uma alimentação segura e saudável”.

Feira Segura

Em fevereiro último, 100 feirantes da Central de Abastecimento do Malhado participaram da capacitação, que instruiu os trabalhadores sobre as medidas de prevenção, desde o manuseio, tratamento e a higienização dos produtos agrícolas até o momento da comercialização.

De acordo com Vinícius Briglia, secretário de Desenvolvimento Econômico, serão entregues aos feirantes kits contendo máscaras descartáveis, luvas, avental, touca e álcool em gel e a barraca receberá o selo de qualidade, uma comprovação de que o espaço está cumprindo todas as exigências para garantir alimentos seguros, saudáveis e aptos para o consumo. Cerca de 140 feirantes do município participaram do treinamento e, atualmente, integram o projeto.