Estão prorrogadas as inscrições de filmes para a 3ª Mostra Cinemas do Brasil, que acontecerá no segundo semestre de 2021. O evento exibe exclusivamente filmes que apresentam os cinemas de rua do país como protagonistas das histórias na tela, além de filmes que dialogam com personagens frequentadores desses cinemas e com ações cineclubistas.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de julho de 2021 através do site da mostra www.mostracinemasdobrasil.com.br

Em continuidade às edições anteriores, a Mostra Cinemas do Brasil apresentará em 2021 um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A segunda edição do evento ‘No Mundo de 2020’, aconteceu online no site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. com produção da (Memorabilia Filmes). A curadoria da terceira edição será realizada por Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’, ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e ‘Os cinemas de rua de Aracaju’ e por Priscila Urpia, curadora e integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua. A Mostra Cinemas do Brasil conta com o apoio da Revista Exibidor, Rede Terra Cult – Territórios culturais baianos, Coletivo #CineRuaPE e do site Apostila de Cinema – Discutindo a Sociedade a partir do Cinema.

Acompanhe pelas redes

Facebook da (Mostra Cinemas do Brasil)

https://www.facebook.com/cinemasdobrasil

Instagram (Memorabilia Filmes)

https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/

www.mostracinemasdobrasil.com.br/

Contato:

Eudaldo Monção

(11) 98157 4424

eudaldo.moncao@gmail.com