O Major Câmara, Comandante da Unidade, anunciou hoje (25) o esquema de policiamento para o carnaval 2016, no Centro de Ilhéus. Diariamente, cerca de 250 policiais vão reforçar a segurança nos blocos de rua, nos festejos em bairros pertencentes à área de abrangência da Unidade e, sobretudo, no circuito principal montado na Avenida Soares Lopes. O esquema especial começa às 19h de sexta-feira (29).

De acordo com o Major, o policiamento será reforçado em diversas modalidades (a pé, radiopatrulhamento e motocicletas), além do emprego de policiais da Cipe Cacaueira, Cippa, Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna, Rondesp Sul e 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação. “Esse reforço é um complemento importante para a segurança da comunidade e dos visitantes. Além disso, a PM manterá o policiamento ostensivo, com o trabalho ordinário atuando normalmente”, acrescentou o Capitão Alves, chefe do Setor de Planejamento Operacional da Unidade.

Uma novidade no esquema deste ano será a parceria com o Diário de Ilhéus para a distribuição de carteirinhas de Identificação Infantil a fim de que os pais e responsáveis sejam rapidamente localizados caso a criança se perca. Na carteirinha, disponibilizada gratuitamente, constam os dados da criança e dos responsáveis. Caso necessário, uma viatura levará a criança até a sua residência.

Outra inovação será a parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em apoio a uma campanha de enfrentamento à violência contra o gênero feminino. Com o slogan “Vá na moral ou vai se dar mal. Violência contra a mulher é crime!”, a campanha pretende conscientizar a população sobre a violência de gênero.

 

Policiais receberão capacitação para atuar em casos de agressão física e psicológica, garantindo o respeito às outras pessoas, especialmente ao direito da mulher.

 

“Além disso, distribuiremos material educativo e os nossos policiais estarão espalhados pelo circuito, observando para que se prevaleça o bom senso. É uma ação inovadora e que visa diminuir a violência de gênero”, afirmou o Capitão Hosannah, Subcomandante da 68ª CIPM.

 

A PM também distribuirá dicas de segurança para os foliões através das redes sociais e do WhatsApp. “No quesito segurança, o Carnaval está bem organizado pela Polícia Militar. Mas, a colaboração da população é essencial para um clima de paz. Pedimos a todos que denunciem as pessoas que estejam armadas, cometendo crimes ou desordens; tenham moderação no consumo de bebidas alcoólicas e, em caso de ingestão de álcool, utilizem Ônibus ou táxi; não ostentem jóias e grandes quantias de dinheiro; mantenham carteiras, bolsas e celulares na parte da frente do corpo e utilizem as carteirinhas de identificação infantil para as crianças”, finalizou o Major Câmara.