Pelo menos três localidades na região norte da cidade de Ilhéus, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada, sul da Bahia, são alvos de focos de incêndio, segundo informações do Corpo de Bombeiros e do Bahia Sem Fogo, confirmadas na tarde desta quinta-feira (3). A área fica numa distância de cerca de 14 km de Ilhéus e a cerca de 5 km uma das outras.

O primeiro foco registrado foi na Ponta da Tulha na terça-feira, 01, mas nesta sexta-feira, 04, foram detectados outros pontos com fogo, Joia do Atlântico e Barramares, Sambaiatuba e Ponta da Tulha. Segundo o subtenente dos bombeiros de Ilhéus, Ivan Carrasco, o fogo nesses locais é rasteiro e põe em risco as árvores da região de Mata Atlântica.

Um avião do Inema foi enviado para monitorar a propagação do fogo e monitorar por via aérea e terrestre. O corpo de bombeiros está montando a melhor estratégia para o combate das chamas que está se alastrando rapidamente. Com ausência da chuva, que já fura mais de quatro meses, e com a alta na temperatura a vegetação fica vulnerável a queimada.