Salvador – A Solar Coca-Cola e o Instituto Coca-Cola Brasil, com o apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cidade Sustentável, inauguram na terça-feira, dia 11 de agosto, a partir das 9:30 horas, a Cooperativa Polo da capital baiana, a segunda do Nordeste. A unidade fica localizada na Coopcicla (Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem e Responsabilidade LTDA), na Rua Cônego Pereira, s/nº, Sete Portas.

Com a implantação da Cooperativa Polo, a Coopcicla passará a ter maior eficiência em sua operação, o que possibilitará triplicar o volume reciclado e a renda dos seus cooperados, oferecendo melhores condições de trabalho e segurança. O intuito das cooperativas polo é gerar a valorização dos materiais recicláveis, impulsionando toda a cadeia de reciclagem no país. A atual capacidade de triagem da Coopcicla é de cerca de 50 toneladas por mês e a renda de cada cooperado fica em torno de um salário mínimo.

 

Todas as Cooperativas Polo estarão integradas ao programa Coletivo Reciclagem que oferece capacitação técnica, equipamentos, atuações de impacto na autoestima dos catadores, acesso ao mercado e trabalho em rede. Até hoje já foram apoiadas cerca de 400 cooperativas em todo o território nacional por meio da plataforma Coletivo Coca-Cola, impactando 12 mil pessoas e com triagem de 15 mil toneladas por mês de material reciclável. O objetivo é profissionalizar as cooperativas de modo a incluí-las em um mercado mais competitivo, gerando renda justa aos catadores e proporcionando uma cadeia de reciclagem mais formalizada e funcional, através de capacitação e treinamento.

 

O programa faz parte da política de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil, que, só no ano passado investiu cerca de R$ 8 milhões em reciclagem.

 

As cooperativas polo receberam equipamentos que permitirão triar mais de 1 mil e 800 toneladas, em seu potencial máximo, de materiais recicláveis por ano. A quantidade pode ser até três vezes maior do que a média processada no país. A renda dos catadores também pode triplicar e chegar até R$ 2 mil (mês) por pessoa, impactando cerca de duas mil pessoas direta e indiretamente.

 

A reciclagem assegura renda a milhares de pessoas que vivem exclusivamente da coleta e venda de materiais recicláveis, constituindo fonte permanente de ocupação e remuneração, além de injetar recursos nas economias locais, através da criação de empregos, recolhimento de impostos e desenvolvimento de novos mercados e de reduzir a extração de recursos naturais, tais como a bauxita, o petróleo, entre outros insumos.

Para a Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar, Deraldina Ramos, “a inauguração desta cooperativa representa uma grande conquista para todos os cooperados e, acima de tudo, um avanço em termos de reciclagem para este segmento na Bahia, pois possibilita uma maior profissionalização da cadeia de reciclagem. ”

 

Em sua área de atuação, a Solar Coca-Cola apoia cerca de 68 cooperativas de reciclagem, em parceria com o Instituto Coca-Cola, possibilitando uma melhoria no fluxo de produção, aquisição de novos equipamentos, incentivo à formação de redes, aumento de parcerias para venda e formalização dos catadores.

 

Desde 1996, a Coca-Cola Brasil colabora para que o país seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Segundo Daniela Redondo, Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola, o objetivo é empoderar e capacitar diversas cooperativas, posicionadas em lugares estratégicos. “As cooperativas polo trabalharão em rede com as unidades apoiadas pelo programa Coletivo Reciclagem. Acreditamos que estamos com um modelo promissor, capaz de acelerar as potencialidades de cooperativas já existentes, aumentando a produção, a renda e a autoestima das pessoas envolvidas”, explica.

 

A primeira cooperativa polo do Nordeste foi inaugurada em dezembro do ano passado, no Ceará. O projeto foi fruto de uma parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil, a Solar Coca-Cola e a Prefeitura de Fortaleza.

 

Na ocasião do evento, haverá também o lançamento do Projeto Reciclando e Aprendendo, que tem como principal objetivo incentivar a coleta seletiva nas escolas e comunidade através da doação de kits de coletores de resíduos.

 

 

Projeto Reciclando e Aprendendo

 

O projeto tem como principal objetivo promover a educação ambiental e incentivar a coleta seletiva nas escolas e comunidade através da doação de kits de coletores de resíduos. Um projeto desenvolvido pela Solar em parceria com a COOPCICLA viabilizará não apenas a coleta seletiva, mas também a educação ambiental para aproximadamente  5.000 crianças e jovens de Salvador.
Na primeira fase do projeto, cinco escolas serão beneficiadas com a doação de um kit contendo dois coletores, sendo um para plástico e outro para metal, com capacidade de armazenagem de até meia tonelada cada. O coletor é constituído por um carro de movimentação feito em aço carbono e com rodas giratórias para facilitar o transporte dos materiais.

 

Os alunos serão incentivados a realizar a coleta seletiva na escola e em casa através de ações de educação ambiental que serão desenvolvidas ao longo do projeto.

 

Todo o material coletado nas escolas será retirado periodicamente pela Cooperativa Polo que será responsável pela triagem, separação e destino à indústria de reciclagem, dando mais uma vida útil aos materiais, consequentemente, reduzindo a quantidade de resíduos nos aterros sanitários. “Acreditamos que com o fornecimento de coletores, fomentamos a discussão sobre a importância da coleta seletiva, a possibilidade de reciclar estes materiais, além de proporcionar educação ambiental através de ações em parceria com as escolas”, explica Deraldina Ramos, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar Coca-Cola.

 

Além do aspecto ambiental, o projeto é de extrema importância socioeconômica já que proporciona e gera um incremento da renda dos cooperados e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida.

 

O projeto Reciclando e Aprendendo faz parte da plataforma de projetos ambientais da empresa, conhecida por Solar Sustentável, que tem como principais pilares a reciclagem, geração de renda as cooperativas apoiadas e educação ambiental.

 

 

SOBRE O COLETIVO COCA-COLA

 

O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil e tem o objetivo de transformar a vida de milhares de pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa. Em parceria com instituições que atuam em comunidades, o Coletivo impacta positivamente na geração de renda e valorização da autoestima a partir de treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado. Para isso, a empresa usa toda a sua capacidade de conexão, capilaridade e a cadeia de valor. Atualmente, existem 7 modalidades diferentes do Coletivo e 550 unidades em operação em 150 municípios. O projeto já impactou cerca de 100 mil pessoas, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda.

 

 

SOBRE A SOLAR COCA-COLA

 

A SOLAR BR é segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola Brasil e uma das 15 maiores do mundo, além de ser a maior com capital nacional. A empresa nasceu da integração de três fabricantes (Norsa, Renosa e Guararapes) e opera, desde julho de 2013, em 12 estados do Brasil – toda a Região Nordeste, além de Mato Grosso e partes de Tocantins e de Goiás.

 

Com capacidade para produzir mais de três bilhões de litros de bebida/ano para atender a mais de 320 mil pontos de venda, a Solar Coca-Cola possui 16 mil colaboradores distribuídos por 13 fábricas e 36 Centros de Distribuição, atuando nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso, parte de Tocantins e de Goiás, o que representa uma área territorial de 2,8 milhões de quilômetros quadrados, maior que a área total dos países Portugal, Espanha, Itália, Grécia, França, Alemanha e Reino Unido somados.

 

Atende atualmente a oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares, refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

 

Além dos oito segmentos de bebidas não alcoólicas, a SOLAR BR comercializa e distribui em toda a área de atuação da empresa as cervejas Kaiser, Heineken, Bavaria, SOL, Xingu, Sol Premium, Summer, Gold, Bavaria Premium e Bavaria sem álcool. Estão disponíveis também no portfólio de bebidas alcoólicas as cervejas importadas Desperados, Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália e Edelweiss, da Áustria.